Volkswagen do Brasil recebe pequenas e médias empresas parceiras no “Volkswagen/SINDIPEÇAS PME Experience Day”

Por: Redação

07 de abril 2016

A Volkswagen do Brasil acaba de promover o evento “Volkswagen/Sindipeças PME Experience Day”, que contou com a presença de cerca de 100 PMEs (Pequenas e Médias Empresas) fornecedoras e subfornecedoras na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O evento, organizado pelas áreas de Compras e Qualidade Assegurada da Volkswagen do Brasil em parceria com o Conselho Superior de Pequenas e Médias Empresas do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), marca o lançamento de um programa maior que tem o objetivo de fortalecer ainda mais o relacionamento entre a Volkswagen do Brasil e sua cadeia de fornecimento.


O programa permitirá às empresas parceiras de pequeno e médio portes conhecerem os novos processos e a alta tecnologia da Volkswagen do Brasil, para que possam se desenvolver e se tornar ainda mais competitivas. Para isso, a Volkswagen do Brasil também oferecerá suporte a essas empresas parceiras, por meio de consultorias, treinamentos e iniciativas de relações institucionais.

Durante o “Volkswagen/Sindipeças PME Experience Day”, os representantes das empresas parceiras assistiram a palestras, visitaram áreas da Volkswagen do Brasil – entre as quais a Montagem Final, para verificar a ‘Qualificação de Processos e Produtos’ – e participaram de atividades com os temas “Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores e Peças”, “Otimização de Custos do Produto”, “Certificação Veicular e Testes Veiculares” e “Serviços Técnicos/Satisfação do Cliente”.

O vice-presidente de Compras da Volkswagen do Brasil, Josef Baumann, reforçou a importância de priorizar fornecedores e subfornecedores locais. Essa iniciativa também contribui com a sustentabilidade, ao gerar negócios e empregos localmente. “O novo programa tem a meta de fortalecer ainda mais o relacionamento entre a Volkswagen do Brasil e sua cadeia de fornecimento. Pretendemos compartilhar nosso conhecimento e tecnologias com essas pequenas e médias empresas parceiras, para ajudá-las a se desenvolver e se tornar cada vez mais competitivas”, destacou Josef Baumann.

O coordenador do Grupo das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) do Sindipeças, Cláudio Sahad, considera a iniciativa inovadora: “Esse programa proporcionará às PMEs (Pequenas e Médias Empresas) oportunidades de negócios com a Volkswagen do Brasil, abrindo um canal direto de comunicação. No ‘Volkswagen/Sindipeças PME Experience Day’, os visitantes conheceram os processos modernos e boas práticas da Volkswagen do Brasil, inclusive de gerenciamento. Ao receber esse conhecimento, as pequenas e médias empresas tornam-se mais fortes e, consequentemente, fortalecerem toda cadeia de fornecimento”.
Responsabilidade social

O evento “Volkswagen/Sindipeças PME Experience Day” também contou com a participação do diretor de Assuntos Jurídicos e superintendente da Fundação Volkswagen, Dr. Eduardo Barros, que falou sobre o trabalho de responsabilidade social da Instituição, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, com foco em Educação e Desenvolvimento Social: “Qualidade é fundamental para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos produtos. As empresas do século 21 não devem visar apenas lucro. O cliente está observando, além da qualidade, se a empresa é socialmente responsável e se está preocupada com a sustentabilidade”.