Capítulo 2: Pedal de embreagem

Por: Redação

Os primeiros modelos Amarok podem apresentar uma reclamação por parte dos clientes de pedal de embreagem muito pesado para ser acionado. Isto propriamente não se trata de um defeito, mas existe uma solução para reduzir este esforço, aumentando o conforto de condução do veículo.

Este pedal de embreagem, que exige maior esforço para ser acionado, pode ser identificado observando o tipo de interruptor de embreagem montado no mesmo. Neste caso, o interruptor possui a cor preta (Fig.17).

Fig.17: O pedal de embreagem dos primeiros modelos do Amarok possui o seu interruptor na cor preta

Fig.17: O pedal de embreagem dos primeiros modelos do Amarok possui o seu interruptor na cor preta

Este módulo de pedal de embreagem antigo possui um braço de alavanca menor do que o do módulo utilizado atualmente no Amarok, e por esse motivo exige maior força para acioná-lo.

Se o cliente deseja reduzir o esforço de acionamento e melhorar o conforto de condução, o módulo do pedal de embreagem antigo pode ser substituído pelo modelo novo, sem grandes dificuldades e sem a necessidade de remoção do cilindro mestre acionador da embreagem.

No entanto, o novo módulo do pedal da embreagem possui um interruptor com conector elétrico diferente daquele utilizado no modelo antigo. Também é diferente o procedimento para desmontagem do interruptor do suporte: O modelo azul deve ser girado 45º para a esquerda enquanto o modelo preto deve ser girado 90º para a direita (Fig.18).

Fig.18: O pedal de embreagem dos modelos atuais do Amarok possui o seu interruptor na cor azul

Fig.18: O pedal de embreagem dos modelos atuais do Amarok possui o seu interruptor na cor azul

Como o conector elétrico do interruptor da embreagem azul (novo) é diferente do preto (antigo), existe um cabo adaptador para fazer a conexão do interruptor azul ao chicote do veículo que utilizava o conector preto (Fig.19).

Fig.19: Cabo adaptador do interruptor de embreagem do novo módulo do pedal de embreagem

Fig.19: Cabo adaptador do interruptor de embreagem do novo módulo do pedal de embreagem

Os números de peça dos novo componentes são:

  • Módulo do pedal de embreagem: 2H0.721.059.C
  • Interruptor de embreagem azul: 6Q0.927.189
  • Cabo adaptador: 2H0.971.757
  • Graxa para lubrificar o êmbolo plástico do interruptor: N.052.142.00

Procedimento de Desmontagem e Montagem

Depois de remover o interruptor da embreagem antigo conforme descrito anteriormente, remova o anel-trava 1 e retire o pino 2 do mancal. Depois remova as porcas 3 e em seguida o parafuso 4 (Fig.20).

FIGURA 20

FIGURA 20

Remova as porcas destacadas pelas setas na imagem (Fig.21).

FIGURA 21

FIGURA 21

A montagem do novo módulo do pedal da embreagem é realizada na ordem inversa, lembrando de lubrificar o êmbolo do interruptor novo (azul) com a graxa indicada anteriormente. Atenção: o interruptor de embreagem deve ser instalado no orifício inferior do suporte do pedal de embreagem e com o pedal na posição de repouso.

Os torques de aperto são:
Porcas de fixação do módulo do pedal de embreagem: 25 Nm.
Porcas de fixação do cilindro mestre de embreagem: 9 Nm.
Siga criteriosamente as instruções de reparo passadas nesta matéria para obter sucesso no procedimento. Até a próxima.