Capítulo 2: Saúde para o cliente, rentabilidade para a oficina

Por: Redação

A troca do filtro de poeira e pólen Original Volkswagen é um serviço cada vez mais importante na manutenção preventiva do veículo e na saúde do seu cliente.
Porém, por se tratar de um serviço pouco conhecido pelo cliente, ou quem sabe até, pouco divulgado nas oficinas, nem sempre é fácil convence-lo dos prejuízos causados por um filtro de cabine usado. No caso de um filtro de cabine sujo quem sofre não é o motor, mas quem está dentro do carro.

Filtro de cabine VW, a melhor opção e garantia de trabalho bem executado

Para se ter uma prova disso é só examinar um filtro de cabine sujo e conferir a quantidade de impurezas acumuladas em seu tecido de papel. Pior, se colocarmos estas impurezas num microscópio, vamos verificar que a sujeira é prejudicial ao sistema respiratório dos seres humanos e que pode causar desde alergias até graves doenças respiratórias.

Este assunto fica mais complicado se considerarmos as impurezas que adentram o interior de um veículo que não possui um filtro de cabine adequado. Por estar sempre com os vidros fechados por causa da utilização do ar-condicionado, se torna um verdadeiro criador de micro-organismos prejudiciais a saúde.

Por isso que com a popularização do ar condicionado, sem esquecer dos veículos que possuem apenas sistema de ventilação simples, o filtro de cabine se torna (assim como os outros filtros) um elemento essencial de troca e quem lucra com isso são os ocupantes do carro e seus clientes. Assim, hoje em dia é tarefa do reparador consciente e preocupado com seu cliente verificar o estado do filtro de cabine a cada visita e sugerir a troca se necessário. Para isso é essencial explicar corretamente ao cliente a função do filtro de cabine e informar que a troca é aconselhada no mínimo a cada 10 mil km.

A sujeira do filtro de cabine contamina o interior do veículos, se aloja no interior do sistema de ar-condicionado (evaporador) e provoca doenças respiratórias nos ocupantes dos veículos

Como identificar desgastes
• Odor estranho e desagradável;
• Redução no fluxo de ar do sistema de ventilação;
• Ruídos provenientes do sistema de ar-condicionado;
• Ar-condicionado não resfria.
Você sabia?
• Quando o filtro está obstruído, o ar no veículo passa a conter uma quantidade maior de pó, fuligem e micro-organismos que podem causar fadiga e até a falta de concentração ao volante.
• Apesar de o filtro de outras marcas ter características semelhantes ao Original Volkswagen, diferenças essenciais como o papel utilizado, o número de dobras e o acabamento final pode influenciar na filtragem do ar que vai para o interior do veículo.
• Este filtro evita que o pólen e a poeira fina penetrem no interior do veículo. Este não é apenas uma preocupação para as pessoas com alergias. Se você espirrar enquanto estiver dirigindo a 50 km/h, você está voando às cegas por 13m.

Original, a melhor opção
Agora que você já sabe todos os benefícios do filtro de poeira e pólen Original Volkswagen, ficou muito mais fácil vender esse serviço na sua oficina e convencer o cliente da importância que este item representa em sua saúde e de toda sua família.

Cada vez mais o reparador independente sabe da importância do uso de Peça Original Volkswagen na hora da reparação, afinal é única que não dá retrabalho. Quando o assunto for filtro de cabine, não fuja desta regra. Seus clientes vão agradecer.

Este evaporador ficou totalmente contaminado devido o sistema ter trabalhado com o filtro danificado, além da perda de eficiência liberou fungos e bactérias no interior do veiculo que causam doenças respiratórias