Volkswagen lança no mercado Novo Fox e Saveiro Cabine Dupla

Fox muda o visual, ganha o motor EA211 1.6l MSI e câmbio manual de seis marchas. Já a Saveiro está disponível em três versões de acabamento, duas opções de motores e capacidade para acomodar até cinco pessoas

Por: Redação

Novo Fox Trendline (esquerda) e Saveiro Cabine Dupla (direita) chegam para comercialização com inovações tecnológicas em todas as versões

A Volkswagen informa que a linha 2015 do compacto Fox e a inédita versão cabine dupla da picape Saveiro estão disponíveis desde setembro nas mais de 630 concessionárias da marca no Brasil. Entre as principais novidades do Fox estão o design remodelado e o motor EA-211 1.6 16V em conjunto com o câmbio manual de seis marchas na versão Highline. Já a Saveiro mantém a carroceria de duas portas, mas, com a cabine avançada, passa a ter banco transeiro e capacidade para cinco ocupantes.

Para apresentar ao reparador as inovações destes veículos, preparamos uma matéria especial nesta edição da revista Notícias da Oficina Volkswagen. Confira os detalhes a seguir:

Saveiro Cabine Dupla
Com design moderno, a picape mantém o compromisso de oferecer excelente espaço na cabine com capacidade para acomodar até cinco adultos e ampla área útil da caçamba. Fabricada em São Bernardo do Campo (SP), a linha 2015 é oferecida nas versões Startline (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla).

Caçamba da Saveiro tem comprimento de 1.106 mm no assoalho – espaço e conforto para suas bagagens

A versão Cross com estilo aventureiro está equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, de até 120 cv. O restante da linha traz o consagrado motor 1.6 MSI, de até 104 cv. Combinado a ambos os motores está o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, reconhecido por sua precisão de funcionamento. O potente 1.6 MSI conta com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro) e utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. Com a tecnologia Total Flex, o motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

A versão cabine dupla ganhou amplitude, o teto é mais elevado em relação às demais configurações da linha Saveiro. Por exemplo, a versão Trendline tem 1,54 metro de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Trendline Cabine Estendida). O habitáculo da Saveiro Cabine Dupla conta com 1.339 mm de espaço para os ombros – 79 mm a mais do que o principal concorrente. A carroceria é toda nova! Todas as versões da configuração Cabine Dupla têm distância entre-eixos de 2,75 metros e a caçamba capaz de acomodar 580 litros. São opcionais bancos de couro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e controlador de velocidade. A Saveiro possui nove cores, sendo novas o laranja e o vermelho.

Painel do novo Fox Highline possui um aspecto mais luxuoso e moderno. Veículo conta com volante multifuncional, pomos do câmbio e do freio de estacionamento revestidos de couro / Modelo Volkswagen da Saveiro Cabine Dupla oferece mais conforto para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro. Espaço do banco traseiro leva até três passageiros

Novo Fox
Desenvolvido no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o novo Fox foi também o primeiro Volkswagen (brasileiro) a adotar o design mundial da marca, em 2009. Mais moderno, atraente e sofisticado, o Novo Fox 2015 chega com mais recursos de tecnologia e segurança de seu segmento. O veículo recebe a nomenclatura global da Volkswagen para denominar suas versões e estreia o câmbio manual de seis marchas, tornando-se o primeiro veículo feito pela Volkswagen no Brasil a contar com esse recurso.
O novo Fox passa a ser oferecido em quatro configurações (Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion), quatro opções de motores (dois 1.0l e dois 1.6l MSI) e três opções de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion). Ao todo são oito combinações possíveis.

Inovações
Dentre as novidades da linha 2015 destacam-se o novo motor 1.6l MSI (família EA211), de até 120 cv, presente no Fox Highline; o câmbio manual de seis velocidades (MQ200-6F); o câmbio automatizado I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico; controle eletrônico de estabilidade (ESC); controle de tração (TC e ASR); faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), que direcionam os fachos de acordo com o movimento da direção, aumentando a segurança em curvas; entre outras. Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal, o novo motor 1.6l MSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). Importante ressaltar que todas as versões agora saem de fábrica com direção com assistência elétrica, duplo air bag, ABS, seis alto-falantes, vidros dianteiros elétricos do tipo “um toque” e volante com ajustes de altura e profundidade.

Novo Fox Highline traz o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv, com câmbio manual de seis marchas / Saveiro Cross Cabine Dupla disponibiliza o motor 1.6l MSI,
da família EA211, de 120 e 104 cv

Além de toda a evolução tecnológica, o modelo 2015 do Fox traz mudanças significativas no desenho da carroceria, que passa a ter os traços característicos dos veículos de luxo da marca como Passat, Jetta e Golf. A evolução do design mundial da marca também se faz presente no capô, faróis e para-choques. O interior do veículo possui 3,86 metros de comprimento, 1,66 metro de largura e 1,55 metro de altura e acomoda com conforto cinco adultos.