Oficina expande seus negócios com especialização de serviços

Mesmo com as inovações tecnológicas e os aprimoramentos nas mais diversas técnicas de injeção eletrônica, oficina presente no mercado há quase 30 anos ainda ganha muito dinheiro com a reparação de um antigo sistema de alimentação do motor, o “famoso carburador”

Por: Redação

Quem não se lembra do principal componente dos automóveis na década de 60 com funcionamento totalmente mecânico? O carburador, que foi substituído pela injeção eletrônica a partir de 1995 devido às novas tecnologias dos veículos, ainda recebe reparos anuais em oficinas e com boa aceitação do público. Se você acha que a manutenção neste tipo de componente morreu com o final da produção, está muito enganado! E um ótimo exemplo disso é a Giba Carburadores, mecânica especializada no reparo e recondicionamento de sistemas de alimentação do motor, localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Proprietário da oficina, Cristiano Zucaratto, durante a reparação de um carburador dfv 446

Segundo os sócios da reparadora, Marcos Paulo Zucarratto e Cristino Zucaratto, a vantagem de oferecer serviços específicos pode ser uma boa saída para desenvolver projetos, alavancar as vendas, destacar-se do concorrente e conquistar um novo nicho de mercado. “Muitos reparadores lembram com saudade dos veículos carburados, parece até que foi ontem que realizamos a manutenção no Gol motor AP e na Kombi Volkswagen, produzida no Brasil em 1998. “A Giba sempre teve um diferencial diante das demais oficinas, pois fomos um dos primeiros a fazer reparos em carburadores”: na década de oitenta, mesmo sendo uma época na qual praticamente todos os automóveis nacionais utilizavam carburador, as oficinas gerais enfrentavam dificuldades para encontrar informações técnicas sobre este componente, e muitas vezes realizavam o reparo de forma incorreta. A Giba viu nessa dificuldade uma oportunidade estratégica, e especializou-se exclusivamente no reparo de carburadores, tornando-se referência no mercado automotivo nacional.

Para Cristino Zucaratto, o segredo da reparação está no aprendizado. “Desde a adolescência, eu e meus irmãos [Marcos e Alexandre Zucarratto], após a saída da escola, ficávamos na oficina de meu pai [Giba] auxiliando nos serviços com os carburadores. Com isso, aprendemos a gostar do componente e, com o passar dos anos, buscamos desenvolver novas técnicas de reparos”, afirma.

O empresário completa explicando que o trabalho com o carburador exige cuidados, pois consiste em uma revisão com desmontagem e limpeza de todos os componentes, troca de óleo e filtro, além da regulagem ao término da manutenção. Cristiano reforça que a oficina é considerada uma referência no setor, e que constantemente são realizados treinamentos e cursos sobre o sistema de carburação para sua equipe de reparadores, composta por técnicos formados pela Escola Senai-Ipiranga.

A oficina
Fundada pelo patriarca da família Zucaratto, o senhor Giba, que trabalhou como ferramenteiro na fábrica da Volkswagen, localizada em São Bernardo do Campo (SP), a oficina nunca parou de crescer. Mesmo após sua aposentadoria, o empreendedor continuou a trabalhar e visualizou no mercado de reparação de carburadores uma forma de dar continuidade aos seus serviços e aprendizados como reparador. Infelizmente, o senhor Giba faleceu em 2006, porém seu negócio ganhou vida e prosperidade com a sucessão de seus três filhos, Marcos, Cristino e Alexandre.

Inaugurada em 1986, a Giba Carburadores Ltda conta com 13 colaboradores, equipamentos de tecnologia computadorizada para a execução de serviços de manutenção em automóveis com carburadores mecânicos, eletrônico ou injeção eletrônica. A oficina também já chegou na sua terceira geração com a entrada do filho do empresário Alexandre, o jovem Yuri Zuccaratto.