Nesta seção a Volkswagen responde às dúvidas dos reparadores e ajuda na hora de resolver os problemas de reparação
Gil C. Dantas (Alagoinhas-BA)
Tenho um Polo 2.0 com ABS que está cortando a ignição ou o combustível acima dos 3 mil giros, paralelamente perco o sinal da velocidade. Após alguns testes descobri que o defeito é decorrente de uma alteração nos pneus e rodas, quanto ao aro e o perfil. Por que o sistema não aceitou as rodas?
Volkswagen
Com a tecnologia de ABS sendo implantada nos veículos, os sensores de velocidade foram reposicionados e passados da transmissão para as rodas do veículo. O cálculo da velocidade depende diretamente dos diâmetros externos dos pneus, pois basicamente através deles o perímetro de cada pneu é calculado através da fórmula: Perímetro = 2πR. Sendo π aproximadamente p e R = o raio externo do pneu. O perímetro de cada pneu representa o deslocamento linear do veículo em cada volta do mesmo. Isso significa que se o pneu tem um perímetro de 1m, a cada volta deste pneu o veículo tem o deslocamento linear de um metro. Consequentemente, se o pneu gira uma vez a cada um segundo, a velocidade deste veículo seria de 1m/s. Uma vez que o diâmetro externo do pneu é alterado, o perímetro do mesmo também se altera. Desta forma, alterando também o sinal de velocidade enviado para a unidade do ABS que por consequência é enviado para o painel de instrumentos erroneamente através de uma rede CAN. Essa situação é ainda mais adversa quando o veículo é equipado com uma transmissão automática ou automatizada, pois neste caso é possível identificar qual é a marcha engatada no veículo e compará-la com a relação de transmissão daquela respectiva marcha, calculando qual deveria ser a rotação do motor para qualquer velocidade. Se essa comparação não for plausível, detecta uma avaria no sistema, podendo entrar em modo de emergência, limitando o torque e a potência entregue pelo motor.
Dimitrius Ventura Barreira
Estou com um Volkswagen Gol Power que apresenta dificuldade na partida, pois não estabiliza e morre facilmente. Esta falha começou após ter realizado a troca da correia dentada. Qual poderia ser a causa deste defeito?
Volkswagen
A primeira checagem que deve ser realizada neste caso é a verificação do sincronismo entre árvore de manivelas e eixo de comando de válvulas novamente, pois uma vez que a correia dentada foi trocada, se o sincronismo entre estes dois eixos não estiver correto o motor do veículo se comportará com muitas falhas, podendo ocasionar até empenamentos ou quebras de alguns componentes móveis do motor, como válvulas de admissão e escape, por exemplo. Uma vez garantido o correto sincronismo do motor o que pode ser verificado é a compressão dos cilindros do mesmo. Para isto, inicialmente iniba o funcionamento do sistema de injeção e ignição do veículo e realize a medição de pressão de compressão de todos os cilindros seguindo os dados da tabela abaixo:
Prefixo do Motor |
CCRA |
CFZA |
|
Compressão dos cilindros |
bar |
16,0 a 19,0 |
10,0 a 15,0 |
Limite de desgaste |
bar |
11,0 |
7,0 |
Diferença máxima de compressão entre os cilindros |
bar |
3,0 |
3,0 |
Prefixo do Motor |
BJF |
BWX |
|
Compressão dos cilindros |
bar |
15,2 a 17,2 |
15,2 a 17,2 |
Limite de desgaste |
bar |
10,6 |
10,6 |
Diferença máxima de compressão entre os cilindros |
bar |
3,00 |
3,00 |
Prefixo do Motor |
UNF |
UDH/BJY |
|
Compressão dos cilindros |
bar |
14 a 15 |
15,2 a 17,2 |
Limite de desgaste |
bar |
10 |
10,6 |
Diferença máxima de compressão entre os cilindros |
bar |
3,00 |
3,00 |
Caso seja detectada uma divergência dos valores de pressão de compressão em alguma das medições nos cilindros, verifique a vedação do mesmo através das análises dos seguintes componentes: anéis de segmento e compressão dos pistões, vedação e estanqueidade das válvulas de admissão e escape, empenamento do cabeçote, junta de vedação entre cabeçote e bloco do motor e dimensionamento dos cilindros através de um súbito, seguindo os valores estipulados nas tabelas abaixo:
Motores com os prefixos: UNF e BJF
Especificações de pistões e cilindros |
|||
Especificações de retífica |
Pistão-Ø |
Ø interior do cilindro |
identificação do cilindro |
Fabricante | |||
Especificação básica – mm |
80,985 a 81,005 |
81,01 a 81,03 |
não há e 103 |
Retífica I – mm |
81,235 a 81,255 |
81,26 a 81,28 |
126 e 128 |
Retífica II – mm |
81,485 a 81,505 |
81,51 a 81,53 |
151 e 153 |
Retífica III – mm |
81,985 a 82,005 |
82,01 a 82,03 |
201 e 203 |
CCRA
Pistão e cilindro – dimensões |
|
Medidas de retífica |
Pistão Ø – Rodapé |
Fabricante |
Mahle |
Medida básica – mm |
76,465 |
Retífica I – mm |
76,715 |
Retífica II – mm |
76,965 |
Retífica III – mm |
77,215 |
Pistão e cilindro – dimensões |
|
Medidas de retífica |
Pistão Ø – Rodapé |
Fabricante |
Federal Mogul |
Medida básica – mm |
76,463… 76,477 |
Retífica I – mm |
76,713… 76,727 |
Retífica II – mm |
76,963… 76,977 |
Retífica III – mm |
77,213… 77,227 |
Pistão e cilindro – dimensões |
|
Medidas de retífica |
Interior do cilindro Ø |
Fabricante | |
Medida básica – mm |
76,505… 76,515 |
Retífica I – mm |
76,755… 76,765 |
Retífica II – mm |
77,005… 77,015 |
Retífica III – mm |
77,255… 77,265 |