Mídias Sociais revelam as novas estratégias de marketing das oficinas

Facebook, twitter, blog, aplicativos para tablet e smartphones conquistam clientes e fazem do seu negócio um sucesso na internet

Por: Redação

Fabiano Patrone acessando a página do Facebook da Santa Oficina

Qualquer tipo de empresa pode prosperar usando de forma criativa as diferentes possibilidades e ferramentas disponíveis na internet. Basta apenas ter um computador com acesso à internet e alguns conhecimentos, para apresentar sua empresa no mundo digital. Falar de redes sociais em oficinas de reparação é algo muito raro, porque a maioria dos clientes chegam por indicação de amigos ou de pessoas que conhecem o reparador. Assim sendo, as mídias digitais tornaram-se importantes ferramentas de marketing para os profissionais do setor.

Segundo o reparador e proprietário da Santa Oficina, Fabiano Patrone, com 19 anos de experiência no mercado, a publicação dos seus serviços nas plataformas sociais tem aumentado a demanda de clientes, o que tornou esse tipo de atividade extremamente rentável para sua oficina. “Começamos a trabalhar o marketing digital depois que meus amigos Rodrigo Brandão e Viktor Juncker, tiveram a ideia de desenvolver um site completamente diferente, voltado para divulgação de notícias relacionadas aos serviços da oficina e minha participação na Porsche Cup. A intenção inicial era fidelizar os clientes com propagação das informações nas redes sociais”, disse.

De acordo com o reparador, o grande desafio de sua carreira está sendo administrar a oficina e as redes sociais ao mesmo tempo. “Minha esposa Erica Tavares administra a oficina e as redes sociais em paralelo comigo. Atualmente, uma simples busca no google já demonstra a nossa forte campanha na internet”, afirma.

O empreendedor ressalta que recebe diariamente e-mails com dúvidas e sugestões de antigos e novos clientes. Além disso, segundo Patrone, todos os orçamentos são documentados por e-mail. “Recebo todos os dias dezenas de e-mails e respondo todos com o maior prazer. Em alguns casos, entramos em contato com o cliente para apresentar uma rápida solução ao problema no veículo consultado. Também usamos o facebook para postar comentários sobre peças, nossos serviços e novidades do setor. Colocamos no site matérias clipadas de sites parceiros, que ajudam a tirar dúvidas de nossos leitores e ainda agregam conhecimento técnico. Em meu blog, as postagens são em sua maioria matérias escritas por mim com relatos importantes sobre injeção eletrônica”, completa Fabiano Patrone.

Proprietário da Santa Oficina, Fabiano Patrone, realiza a restauração do motor do Volkswagen Passat

O reparador explica que a interação com os visitantes nas redes sociais criou uma relação de confiança e aproximou o cliente da oficina. “Nossa oficina é ampla e com boa estrutura organizacional para receber o cliente. Temos capacidade para armazenar 20 carros estacionados e 10 em serviços de reparação. Utilizo somente peças originais e ainda estou próximo da concessionária da Volkswagen Diauto, e isto ajuda muito no momento de conseguirmos uma peça rapidamente”, reforça Patrone.

A oficina
Fundada em 2009, a Santa Oficina – nome sugerido pelo amigo Viktor devido aos “milagres “que Patrone realizava nos carros – é uma mecânica sediada em São Caetano do Sul, na região do grande ABC, com larga experiência em reparação automotiva de veículos nacionais e importados. A oficina oferece serviços de manutenção preventiva, injeção eletrônica, discos e pastilhas e troca de óleo para veículos de passeio, pick-up ou frota.