De borracharia de bairro a oficina de luxo

A trajetória do proprietário e reparador Marcos Frison que transformou sua pequena borracharia numa superoficina de modelos nacionais e importados investindo em alta tecnologia de equipamentos

Por: Redação

15 de julho 2014

Equipe de funcionários da Oficina Frison

Com mais de 35 anos de tradição, desde 1975, a Oficina Frison Convenience, localizada no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo, é uma expertise quando o assunto é manutenção e reparação de veículos de qualquer procedência.

Dispondo de alta tecnologia em equipamentos, a Frison se destaca das demais concorrentes por diversos motivos, tais como: atendimento especializado em sua maioria para carros importados, garantia de pintura eterna em todos os veículos, sistema de telemetria, programa de qualidade de vida aos funcionários e gestão de padrão de qualidade na reparação automotiva.

Segundo a diretora administrativa da Oficina Frison, Lilian Viana Tavares, a história de da empresa iniciou de maneira muito humilde, quando a oficina ainda era uma pequena borracharia, localizada no bairro de Pirituba, em São Paulo.

Diretora administrativa da Oficina Frison, Lilian Viana Tavares

“Tudo começou quando o reparador e empresário Marcos Frison, um homem apaixonado por carros, que sempre teve o sonho de ter uma oficina que se destacasse no mercado, resolveu adquirir um equipamento de ponta. Na época, em meados dos anos 70, Marcos resolveu vender o seu carro e investir o dinheiro em uma balanceadora importada da Itália. Era uma máquina que nenhuma outra oficina do Brasil possuía. Devido à aquisição, Marcos ficou utilizando o ônibus por um bom tempo. Com uma visão inovadora e empresarial, o empreendedor decidiu fazer novos investimentos e voltar suas atividades para o atendimento de veículos importados. A princípio a ideia era deixar o veículo o mais original possível”, relembra Lilian.

De acordo com a diretora, para a oficina estar apta a reparar modelos que facilmente custam 1,9 milhão de reais (preço de uma Ferrari 599 GTB Fiorano), o empresário investiu em equipamentos sofisticados, peças originais, funcionários capacitados e treinados, além da implantação do sistema de telemetria, que identifica através do monitoramento, medição e rastreamento, qualquer tipo de problema que ocorra nas máquinas durante o processo da reparação.

 “O comprometimento do nosso gestor em abdicar de algumas situações de conforto pessoal para construir a Frison foi algo marcante em sua vida. Marcos nos fala que aqui o nosso lema é: ‘acreditar que o negócio dará certo e não ter medo de investir quando for preciso’. Levamos isso a sério em tudo que desenvolvemos na oficina. O negócio deu certo, a Frison já possui uma rede de mais de seis oficinas de alto padrão além de uma loja de carros de luxo, porém devido ao perfil de Marcos, uma pessoa altamente perfeccionista e sempre buscando a qualidade extrema”, ressalta Lilian.

Visão empresarial
A empresa tem o objetivo de incorporar no seu quadro de colaboradores, engenheiros mecânicos e técnicos visando qualificar os serviços prestados aos clientes. Na oficina, são realizados desde a troca de óleo do motor com reinicialização do aviso de intervalo de troca, carburadores e distribuidores com platinados, até diagnósticos complexos em sistemas em rede hard-wire e fibra óptica, câmbios robotizados, reparos em ar condicionado de comando analógico ou automáticos. Também são feitos trabalhos com funilaria e pintura com sistema de telemetria, que informa a fornecedora do equipamento na Europa qualquer variação que ocorra no processo de pintura do veículo. A Frison também foi à primeira oficina no Brasil a utilizar a pintura à base de água.

Segundo Lilian, pelo fato da oficina receber muitos veículos importados e superesportivos, nunca é realizado uma preparação fora do padrão da montadora nestes carros. Para se tornar mais competitiva, a Frison até abriu escritórios de importação de peças em Miami e na Alemanha.

“Como oficina, nós ganhamos com o conserto, não com a venda das peças. Com isso, conseguimos preços mais baixos na importação. Não realizamos nenhum tipo de preparação, a não ser que a montadora disponibilize algum Kit esportivo para o reparador inserir no carro. Usamos peças originais e contamos com o auxílio de parceiros para estes serviços, como a Volkswagen. Nossa pintura possui garantia eterna de qualquer problema relacionado à mesma, não importa o tempo. Conseguimos oferecer este tipo de serviço devido ao nosso controle de qualidade, pois os procedimentos dos serviços é semelhante ou, em alguns casos, superior ao das concorrentes no mercado”, disse Lilian.

Outro serviço bastante realizado na Frizon é a correção de avarias de veículos que foram blindados. A grande maioria dos veículos que chegam à oficina, segundo Lilian, é de alto valor agregado e a maioria são blindados.

“Em muitos casos, durante o processo de blindagem é necessário desmontar todos os componentes do veículo e isto gera danos na parte de eletrônica embarcada. Resolver este tipo de problema é um dos pontos fortes da oficina”, completa a diretora.

Lilian ressalta que toda oficina deve promover palestras, workshops e cursos, incentivando sempre a qualificação dos reparadores. “Saber que o profissional que vai mexer na suspensão do carro, por exemplo, é especialista no assunto, estimula a confiança do consumidor e passa credibilidade para a oficina e o reparador. Em todas as áreas da empresa, aplicamos a doutrina da melhoria contínua”, finaliza a diretora administrativa da Frison.