Mecânica do Japa investe na reciclagem dos seus funcionários para qualificar os serviços prestados

Oficina atende todos os tipos de serviços de reparação automotiva, desde suspenções até preparações de motores

Por: Redação

15 de junho 2014

(à esquerda) Proprietário da “Mecânica do Japa”, Silvio Mitsukiro, mostra a solução de uma dúvida retirada da revista Notícias da Oficina ao seu parceiro de trabalho Sr. Jorge (direita).

A “Mecânica do Japa” é uma tradicional oficina de reparação automotiva localizada no bairro do Aricanduva, na zona Leste de São Paulo (SP). Atuando no mercado há mais de 10 anos, a empresa é um exemplo quando o assunto é qualificação profissional e bom relacionamento com o cliente.

A oficina atende diversos serviços do setor automotivo, que vão desde revisões preventivas, reparos em injeção eletrônica, alternadores, câmbio, amortecedores, direção elétrica até complexas manutenções em motores.

Segundo o proprietário da Oficina, Sílvio Mitsukiro, a especialidade da empresa é a reparação de motores, porém o que a diferencia dos demais concorrentes é a reciclagem de sua equipe de trabalho e a atenção dos profissionais junto aos clientes. “Na maioria das vezes são cursos on-line, como os treinamentos disponibilizados no site da TV Notícias da Oficina ou palestras oferecidas por distribuidores e montadoras como a Volkswagen. Ainda participamos de diversos treinamentos em centros de ensino, como Senai e Sindirepa”, afirmou Mitsukiro.

O reparador Silvio Mitsukiro e seu cliente Wesley após a realização da manutenção no veículo

O empresário reforça que, de maneira honesta, com bom humor e respeito, o cliente é sempre conquistado. “A abordagem é feita de maneira objetiva e simples, o proprietário recebe todas as informações sobre a realização de cada serviço. O tratamento com o cliente se baseia em três pilares: explicar o cliente o que está quebrado; como quebrou; e como resolver o problema. Ainda há um atendimento diferenciado para o público feminino e aqueles condutores menos experientes, onde explicamos com paciência os motivos dos reparos”, disse Mitsukiro.

A trajetória
Silvio Mitsukiro relata ao site Notícias da Oficina, que iniciou seus trabalhos como reparador ainda na infância, concertando os veículos de seu pai. Aos 12 anos, ingressou em uma oficina de funilaria e pintura, e neste local trabalhou em torno de três anos e, em seguida, partiu para uma oficina de reparação automotiva. A partir dos 23 anos, o profissional foi em busca de melhores oportunidades de emprego e decidiu morar no Japão, onde permaneceu aproximadamente por cinco anos. No país asiático, atuou em diversas empresas do setor automotivo. Ao voltar para o Brasil, com 28 anos, Mitsukiro montou sua própria oficina, inicialmente em Suzano (SP). Depois resolveu mudar para a zona leste da capital e inaugurou a Mecânica do Japa, que funciona há mais de 10 anos.

O empreendedor completa que visualizou a necessidade de destacar sua oficina no mercado da reparação de alguma forma, e assim surgiu a ideia de investir em treinamentos e capacitações. “Lembro-me, como se fosse hoje, da minha participação em eventos, do primeiro treinamento que realizei na Concessionária da Volkswagem aqui no Aricanduva, a Green Automotive – que teve como tema “Injeção Direta”. Todo o aprendizado que tive me forneceu uma boa base para realizar os serviços de uma maneira que nenhum outro reparador da região conseguia”, relembra Mitsukiro, frisando que o embasamento técnico garante um trabalho mais seguro.

O reparador finalizou dizendo que o principal canal de marketing da oficina é o boca a boca. “Trabalhamos basicamente por indicação, 90% dos clientes que frequentam a oficina foram indicados por colegas ou familiares, é uma verdadeira rede de amizades”, completa Silvio Mitsukiro.