up!: desvendamos o filho mais novo da Volkswagen

Conheça todos os detalhes e novidades do carro mais inovador e com melhor índice de reparabilidade de 2014

Por: Redação

up! chegou recheado de novidades e tecnologias

A Volkswagen do Brasil apresentou neste ano o novo membro de sua família: o up!. O modelo, que marca o início de uma nova fase para a empresa no país, inaugura a plataforma PQ12 e chega como o carro mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro. A Revista Notícias da Oficina traz nesta edição um dossiê com todos os detalhes que o reparador precisa saber sobre o carro mais moderno de 2014.

Mais econômico do Brasil
O up! chega ao mercado como o modelo mais econômico fabricado no Brasil, conquistando a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, entre os veículos equipados com ar condicionado e direção assistida (referência janeiro/2014). O motor está combinado a uma nova versão da consagrada transmissão MQ200. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.

Mais seguro da categoria
O up! é o primeiro automóvel de entrada feito no país a obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Dessa forma, o up! repete no Brasil o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro.

Reparabilidade
Para começar, a notícia mais animadora para o reparador é quanto à facilidade e ao baixo custo para realizar reparos no up!. O carro já chegou com a classificação 11 no CAR Group 2014 – o melhor entre todos os veículos participantes do estudo – é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O índice, que é feito com base numa escala de 10 a 60, avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Quanto menor o número, mais fácil é a reparação do veículo.

Motor do Ano
Lançado no ano passado no Fox BlueMotion, o motor 1.0l de três cilindros que equipa o up! oferece excelentes níveis de consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prêmio “Motor do Ano 2014”, concedido por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação é uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira.

Com 999cm³ de cilindrada, o motor 1.0l do up! é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol.

O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

Essa ampla faixa de distribuição do torque merece destaque, pois melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade, além de tornar o up! um veículo extremamente econômico.

Motor três cilindros foi eleito o melhor do ano de 2014

Construção leve
O motor 1.0l do up! possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. A construção com três cilindros significa não apenas menor número de componentes – como biela, pistão e mancais –, como também menor perda de calor, o que aumenta sua eficiência térmica quando comparado a um motor de quatro cilindros.

Os cilindros têm maior diâmetro (são 74,5 mm, com 76,4mm de curso), o que permite melhor enchimento da câmara de combustão. Combinada a essa característica está a vela de ignição colocada em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, o que garante melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência na queima da mistura ar-combustível e consequente maior eficiência térmica.

As bielas foram melhoradas e possuem desenho inovador. Cerca de 20% mais leves do que as convencionais, têm menor seção transversal e são guiadas no virabrequim.

A otimização da construção do motor está presente também na árvore de manivelas (virabrequim), que tem menor quantidade de contrapesos e o diâmetro de seus mancais principais reduzido. A massa total (peso) do componente foi reduzida, proporcionando menores inércia e atrito e aumentando a eficiência do conjunto.

Cabeçote
Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. A taxa de compressão é de 11,5:1.

As 12 válvulas do motor 1.0

As válvulas são acionadas por balancins roletados (RSH, sigla para o termo alemão rollenschlepphebel), recurso que minimiza o atrito entre os componentes e aprimora sua eficiência.

O cabeçote do motor 1.0l do up! possui coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica.

O líquido de arrefecimento leva menos tempo para ser aquecido durante a fase fria do motor porque recebe o calor dos gases de escape. Por outro lado, em alto regime de utilização, ocorre um controle da temperatura dos gases de escape na entrada do conversor catalítico (catalisador), permitindo que se opere mais tempo com a mistura ar-combustível estequiométrica (ideal).

O conversor catalítico (catalisador), instalado logo na saída do coletor de escape, atinge rapidamente sua temperatura adequada de operação. A chamada fase fria do motor dura menos e são reduzidas as emissões nesse estágio de funcionamento.

A construção da tampa do cabeçote é inovadora, em um processo que integra os eixos de comando (admissão e escape) e os cames de acionamento das válvulas permanentemente, sem a necessidade de solda. Esse design permite a redução do diâmetro dos mancais dos eixos e, consequentemente, de atrito.

As polias de acionamento dos eixos de comando de válvulas têm desenho trioval, o que permite estabilização da força na correia dentada e de sua flutuação angular. Esse recurso, além de minimizar atrito e vibração, aumenta a durabilidade do sistema.

O coletor de admissão é feito de material polimérico de alta resistência e baixa rugosidade, garantindo fluxo de ar com baixa restrição. Como em todos os modelos Volkswagen, o conjunto de corpo de borboleta e acelerador é eletrônico.

O motor 1.0l do up! utiliza sistema de ignição com uma bobina por cilindro, o que elimina os cabos de velas e as perdas elétricas, colaborando para maior eficácia na combustão.

Circuito de duplo arrefecimento

Duplo circuito de arrefecimento
Outra solução inovadora adotada no motor 1.0l de 3 cilindros é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.

A temperatura de arrefecimento do cabeçote, por sua vez, é menor, o que minimiza a possibilidade de detonação, melhorando o desempenho do veículo e diminuindo o consumo de combustível.

Partida a frio aquecida – recurso inédito na categoria
O motor 1.0l do up! é o primeiro do país nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. O recurso utiliza galeria de injeção feita de material polimérico, que aprimora a eficiência do conjunto, e é gerenciado pela unidade eletrônica de controle (ECU) do motor. O combustível é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras e opera com temperatura ambiente abaixo de 17,5°C.

Partida a frio é recurso inédito e exclusivo do up!

Para dar a partida em baixas temperaturas e com alto teor de etanol no tanque (mais de 85%), o motorista precisa apenas, ao acionar a ignição, aguardar poucos segundos até que a luz indicadora do processo de aquecimento do combustível, o qual se iniciou desde a abertura da porta do motorista, se apague. Então, é necessário apenas dar a partida no motor.

Transmissão aperfeiçoada
A Volkswagen dedicou atenção especial à caixa de câmbio de 5 marchas, feita de alumínio, para combiná-la perfeitamente à proposta de conforto e segurança do up!. O câmbio manual, com comando a cabos, é uma nova versão da transmissão MQ200, projetada especificamente para o package deste veículo.

A transmissão foi desenhada para se adequar ao motor 1.0l e o motor de partida foi instalado em nova posição, visando permitir que a bateria do veículo ficasse em uma posição mais baixa e distante do capô, para aumento da segurança de pedestres.

O modelo também vem com o recurso que indica no instrumento combinado a marcha ideal a ser selecionada. Como em outros produtos da Volkswagen com este recurso, a unidade de comando, ECU, calcula continuamente qual marcha deve ser engatada para uma condução econômica, mas sem abrir mão de segurança, durabilidade e conforto.

Sistema de suspensão compacto e leve – ótima dirigibilidade e conforto
No eixo dianteiro o up! é equipado com suspensão do tipo McPherson, com subchassi de conceito crossmember e braços de controle transversais construídos com aços de composição especial – o que torna sua construção leve, compacta e muito resistente. As mangas de eixo também seguem o conceito lean (leve e compacto) e foram construídas em ferro fundido, com as guias do freio dianteiro integradas, reduzindo o peso do conjunto.

Objetivo similar foi usado para o projeto do eixo traseiro do up!, de conceito interdependente, perfil de torção tipo “ômega” e suportes de mola ligados ao perfil. Os braços longitudinais foram desenhados com secções variadas ao longo do perfil, que no conjunto permitem ao eixo ter peso reduzido, alta resistência mecânica e elevada rigidez lateral e torcional. Essas características são diretamente responsáveis pela excelente dirigibilidade do up!.

Os amortecedores dianteiros e traseiros possuem batente adicional de tração, que controlam adequadamente o movimento vertical das rodas sob ondulações e condições críticas de rodagem. Sua construção, assim como das molas de suspensão, é compacta, leve e muito resistente.

O up! possui ainda barra estabilizadora dianteira de série, intensificando o controle do veículo em curvas para proporcionar ao motorista a melhor sensação de estabilidade e segurança ao dirigir.

Com a manutenção do baixo peso e a aplicação de diversas tecnologias para reduzir consumo de combustível, o up! é exemplo de eficiência sobre rodas.
O modelo é equipado com pneus “verdes”, que oferecem menor resistência ao rolamento, nas medidas 14 e 15 polegadas.

Sistema de freio – alto desempenho
O up! traz, na dianteira, freios a disco ventilado de 256mm de diâmetro. Em comparação com os discos de freio desse tamanho, anteriormente utilizados pela Volkswagen, os do up! têm o peso total reduzido em 1,1kg, o que também contribui para economizar combustível. A redução da massa não-suspensa tem também efeito positivo sobre o conforto da condução. Na traseira, os freios são a tambor, com 200mm de diâmetro.

O servofreio de 9 polegadas otimiza a força de frenagem. Um aspecto inovador do sistema é que os freios trazem dois estágios de atuação. Em frenagens suaves é priorizada a melhor modulação da desaceleração. Por outro lado, se uma maior força de frenagem é necessária, o segundo estágio é ativado, com ampliação da assistência do servofreio. Isso reduz significativamente a “força no pedal” necessária durante frenagens fortes e diminui os espaços de frenagem, melhorando a segurança. O up! também traz de série freios ABS com EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem).

Design inovador
O up! se destaca já no primeiro olhar com seu desenho inovador, moderno e jovial. A ligação com o Brasil está na origem do up!: o desenho do modelo foi elaborado pelo brasileiro Marco Antonio Pavone. O up! estabelece uma nova referência em design para a Volkswagen, com linhas limpas, que se adaptam a qualquer situação. Oferecido nas versões de duas e quatro portas, com transmissão manual ou a automatizada I-Motion, ambas de cinco marchas, o up! é parte da linha 2015 da Volkswagen e tem oito versões: take up! (duas e quarto portas), move up! (duas e quarto portas), high up!, black up!, red up! e white up! (estas sempre com quatro portas). Há um up! para cada consumidor.

Design inovador foi desenvolvido pelo brasileiro Marco Antônio Pavone

Refinamento aerodinâmico
Na Volkswagen, as primeiras etapas de desenvolvimento aerodinâmico de um carro são feitas na fase ainda muito inicial do projeto, utilizando um processo de simulação conhecido como CFD (sigla em inglês para Dinâmica de Fluidos Computacional). Graças às suas vantagens em custo e tempo, esse processo tem substituído a avaliação e otimização com modelos reais em escala 1:4.

Nesse contexto, um aspecto importante do processo é a sua capacidade de representar digitalmente de modo muito realista os detalhes do veículo. Passo a passo, esse método otimiza a aerodinâmica de um carro no computador. Somente depois de este processo ter sido refinado é que se iniciam as medições em túnel de vento com um modelo em escala real (1:1), em um nível maduro de desenvolvimento.

Esse modelo aerodinâmico é coberto por argila (clay), o que permite mudanças rápidas nas formas do veículo. Além disso, o modelo em escala 1:1 já tem formas realistas do compartimento do motor e parte inferior da estrutura de carroceria. Isso permite a otimização rápida de peças que são muito importantes para a aerodinâmica, como a dianteira, os defletores traseiros e o assoalho. Os desenhos das demais partes relevantes do ponto de vista da aerodinâmica são, então, finalizados com base nas medições dos primeiros protótipos.

Interior inovador
O interior do up! repete as formas limpas e sólidas encontradas em sua carroceria. Em seu painel os elementos centrais formam um contraponto, o que também gera equilíbrio visual na cabine: o quadro de instrumentos em frente ao condutor, o módulo de comutação no meio do veículo com o sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, controles de ar condicionado e o sistema de infotainment maps & more.

Interior do up! reflete o equilíbrio visual pensado para o veículo.

Controles intuitivos
Controles para ventilação ou ar condicionado, sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in, luzes-espia no painel e desembaçador traseiro, entre outros, estão todos localizados na região central do painel, acima da alavanca de câmbio. Toda a unidade está posicionada no alto – de modo que é fácil de ver e usar – e é pintada em cor preta brilhante.

Moderna arquitetura eletrônica possibilita a instalação de recursos e equipamentos inéditos

 

No up! brasileiro os comandos dos vidros elétricos (recurso opcional para o modelo já a partir da versão take up!) estão posicionados nos apoios de braços, nas portas.

Arquitetura eletrônica
O up! é equipado com moderna arquitetura eletrônica, que possibilitou a instalação de recursos e equipamentos inéditos em sua categoria, além de vários itens de segurança. Um deles é o quadro de instrumentos com iluminação sensível à luz ambiente.

A segurança dos ocupantes é reforçada pelos airbags duplos dianteiros, oferecidos de série, associados ao sistema de detecção de acidentes que, em caso de colisão, aciona as luzes de emergência e acende as luzes internas do carro.

Os freios ABS contam com a segurança extra do ESS (Emergency Stop Signal), que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo parado, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou.

O up! também traz indicador digital de troca de marchas, o que colabora para uma condução econômica. O motorista recebe no visor localizado no quadro de instrumentos a informação da marcha ideal a ser engatada por meio de um indicador numérico e setas que o orientam a reduzir ou aumentar a marcha.

O modelo traz de série em todas as versões o “comfort blinker” (assistente de mudança de faixa). Com um leve toque na alavanca da seta o sistema automaticamente pisca as luzes indicadoras de direção três vezes, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente.

Dimensões compactas
O up! inaugura para a marca a nova plataforma PQ12. O modelo mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros). Seu entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento. O peso total do modelo é de 910kg, o que representa um grande avanço no segmento de veículos no qual o novo Volkswagen atuará.

Maps&more: sistema de infotainment de navegação funciona como computador de bordo e muito mais

maps&more
O up! oferece como opcional, a partir da versão move up!, o “maps & more” – sistema de infotainment (informação e entretenimento) e navegação. Esse recurso de tecnologia é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen. Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touch­screen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.