Vendas externas de peças Volkswagen: qualidade no atendimento

Programa chega ao Brasil trazendo comodidade e facilidade para o reparador, através do atendimento da Rede de Concessionárias Volkswagen

Por: Redação


A Volkswagen está sempre de olho no seu relacionamento com um dos principais parceiros: o reparador independente. É ele que, com seu cuidado e experiência, também ajuda a cuidar dos veículos Volkswagen e que reafirma a qualidade que, há 60 anos, é referência em transporte no Brasil. Um elo a ser mantido e fortalecido cada vez mais, a relação reparador-Volkswagen acaba de ganhar um forte aliado com o programa de vendas externas de peças para reposição.

Voltado ao público do mercado independente, o programa já é sucesso na Europa e em outros países com ações de profissionalização da área de vendas externas, conhecida como venda de balcão e foi adaptado à realidade brasileira após muitos estudos de mercado, focados em analisar dois aspectos principais: a rede de concessionárias Volkswagen e as necessidades do público que compra peças originais da montadora.

O mercado independente de peças, seja de vendas ou de reparação, possui posição de destaque para as montadoras, uma vez que este canal representa uma ligação entre peças originais e seus consumidores, proprietários dos veículos da marca. E eles não são poucos: estima-se que existam mais de 4,5 milhões de veículos Volkswagen com mais de quatro anos circulando no Brasil.

Pesquisas realizadas nos últimos meses pelo setor de Vendas Externas da Volkswagen apontaram que as principais necessidades dos aplicadores e reparadores são disponibilidade e entrega imediata de peças, aliadas a um atendimento de qualidade. Além disso, preços justos e compartilhamento de informações, técnicas e treinamentos para auxílio no reparo de veículos da marca também se mostram fundamentais para a satisfação e lealdade.

As três primeiras necessidades apresentadas acima são comuns a diversos contextos. Por exemplo: Por mais que você se identifique, simpatize e goste de uma vendedora da loja de roupas onde está habituado a comprar suas camisas, não poderá realizar a compra caso a loja onde ela trabalha não tenha a camisa no seu tamanho. O mesmo ocorre com a compra de peças: por melhor que seja o atendimento ao cliente, será desnecessário, caso a concessionária não possua a peça que você precisa no momento certo – ou seja, imediatamente. O que ocorre comumente com o reparador independente, pois o fluxo e a necessidade de cada caso não são fixos, e a possibilidade de o carro estar na oficina à espera da “peça certa”, muito grande.

Para que o relacionamento flua é fundamental que a concessionária possua um sortimento de estoque adequado, organização do espaço físico e sistemas de armazenagem, vendedores treinados, além de um rápido sistema de entrega, caso a peça seja comprada por telefone.

Mercado brasileiro e compromisso com o reparador

Equipe de Vendas Externas de Peças Volkswagen

Equipe de Vendas Externas de Peças Volkswagen

A relação custo benefício das Peças Originais Volkswagen é uma das maiores preocupações da montadora e é pauta constante nos departamentos de Pós-Venda e outros específicos. Sempre pensando em se adaptar ao mercado nacional, a Volkswagen procura manter os preços acessíveis e justos, uma das principais características do programa, com especialistas em produto trabalhando nos ajustes e lançamentos constantemente.

Prova desse cuidado se reflete na recém-lançada linha “Economy”, que prima por peças com a qualidade da marca e preço diferenciado desenvolvida especialmente para veículos com três anos ou mais. No mesmo segmento, a montadora disponibiliza ao reparador o catálogo digital “Partslink24”, que possibilita o acesso e a solicitação de peças de acordo com as especificações do veículo. (Confira os boxes)

Equipe de Vendas Externas de Peças Volkswagen

Equipe de Vendas Externas de Peças Volkswagen

Outro ponto que é unanimidade entre os reparadores é a necessidade de informações técnicas. Desde 2012 a Volkswagen, em parceria com o Grupo Oficina Brasil, oferece gratuitamente treinamentos específicos para modelos da montadora, pela “TV Notícias da Oficina”. Inciativa que acontece junto às concessionárias e que proporciona a atualização e profissionalização do reparador, cujo diferencial é o conhecimento técnico obtido na fonte.

A rede Volkswagen reconhece que, para que possa desenvolver e continuar crescendo da melhor maneira possível e em todos os aspectos, muitas vezes é preciso que, primeiramente, ocorram mudanças internas e amplas nas concessionárias, para que todos os processos possam se refletir em satisfação dos seus clientes externos.

Equipe de Vendas Externas de Peças Volkswagen

Neste sentido, o programa de Vendas Externas da Volkswagen abrange mais de 220 Concessionárias participantes, envolvendo questões relativas a balcão, telepeças, delivery, estoque, comunicação, treinamento e motivação de vendedores, sistemas, entre outras. O objetivo desta análise é, por meio de consultoria especializada fornecida pela montadora, identificar as lacunas de cada concessionária e propor, individualmente a cada um, planos de ação para reverter o cenário atual, elevando o funcionamento da área como um todo ao patamar mais alto de qualidade. Os resultados obtidos pelas concessionárias que participam do projeto já podem ser verificados nos processos e rotinas que vem sendo realizados no dia a dia, com aumento da satisfação dos seus clientes.

Compre peças originais em nossa rede autorizada de concessionárias e beneficie também sua oficina, aliando-se à marca e selo Volkswagen. Além dos funcionários treinados e preparados para atendê-lo, a compra de peças originais garante a sua tranquilidade, pois, entre outros benefícios, oferece garantia de três meses.


TV Notícias da Oficina

Treinamento e aperfeiçoamento técnico dos veículos Volkswagen com mais de cinco anos, voltado ao reparador independente. Os programas são apresentados ao vivo via satélite para 58 concessionárias em todo o país no formato teleaula.

A TV Notícias da Oficina chega a sua terceira temporada com conteúdo novo, saindo do forno. A proposta é permitir que o profissional independente possa ter acesso a informações, dicas e truques para ser um reparador nota dez nos veículos Volkswagen.

No ano de 2013 foram ministrados quatro treinamentos sobre injeção eletrônica do Jetta 2.5 2007/2008, injeção eletrônica do Gol 1.0/1.6 2004, direção eletrônica do Passat 2009, airbag e cintos pré-tensionadores do Passat 2009. Além de participar e ganhar seu certificado, o reparador pode ainda tirar dúvidas ao vivo com profissionais gabaritados, sugerir novos temas para transmissões futuras e acompanhar as novidades do mundo Volkswagen. As transmissões são feitas após o horário comercial, para que a rotina de trabalho não seja prejudicada.

Para conhecer as concessionárias participantes e o calendário de 2014, fique ligado no portal Notícias da Oficina Volkswagen.

 

Catálogo de Peças Volkswagen – Partslink24
Para fornecer informações sobre seus produtos a Volkswagen lançou o seu catálogo online de peças. Disponível no portal Partslink24, o catálogo conta com informações de aplicação das peças por ano e modelo dos veículos, separados pelas categorias “passeio” e “comercial leve”. Além de poder verificar a forma correta de aplicação, número da peça e acessórios correlatos, o usuário pode realizar cotação e encomenda direto do site, junto à concessionária autorizada de sua preferência.

O portal também conta com a opção de busca da peça pelo chassi, o que diminui as chances de compra ou envio de peças erradas e ainda agiliza a sua encomenda, otimizando o tempo de reparo dos veículos atendidos.

A Interface é de fácil acesso e prática na consulta das peças originais Volkswagen, possibilitando a identificação da peça, preço de venda sugerido e possibilidade da verificação de estoque junto ao concessionário de sua preferência. Também é possível fazer registro de pedido e acompanhamento do mesmo, seja orçamento ou acessório, a qualquer momento.

Para ter acesso a todas essas informações, basta entrar no site do partslink24 e clicar em “registrar agora”. Após o preenchimento de alguns dados e a confirmação do pagamento o acesso a todas as funcionalidades do catálogo está liberado. Caso haja algum problema durante o registro ou utilização do catálogo, basta entrar em contato com o suporte do site.
Acesse: www.partslink24.com

 

Portal e Revista Notícias da Oficina
A Revista Notícias da Oficina é uma publicação da Volkswagen, desde 1973, voltada para o reparador independente. Possui publicação trimestral com conteúdo técnico sobre reparação de veículos Volkswagen com mais de cinco anos, dicas de gestão de oficina e promoção de peças originais da montadora. Em 2013 a revista passou a ser encartada e distribuída pelo Jornal Oficina Brasil, maior veículo no ramo de reparação independente, ampliando o número de leitores de 13 mil para 60 mil.

O Portal Notícias da Oficina é um canal online focado no reparador independente, no qual ele pode acessar os conteúdos da revista Notícias da Oficina e dos treinamentos técnicos da TV Notícias da Oficina, além de dicas de manutenção, divulgação do catálogo de peças, localização das concessionárias Volkswagen, acesso a conteúdo exclusivo para os cadastrados e contato direto com a Volkswagen.