Investir na gestão e administração: um bom negócio para o reparador

Por meio de cursos e aprendizado, os irmãos Gustavo e Alex tornaram a Mecânica Molardi uma oficina premiada

Por: Redação

Mecânica Molardi: curso de gestão mudou a visão dos reparadores

Foi num espaço com chão de terra batida que, quase ao final da década de 70, a Mecânica Molardi iniciou sua trajetória. Capitaneada por Ivanir, que emprestou ao pequeno negócio o sobrenome, o centro mecânico criado há quase 35 anos em Caxias, no Rio Grande do Sul, acumula não só experiência, mas valiosas lições sobre a administração de uma oficina. No início eram três ou quatro carros atendidos, mas a empresa se desenvolveu e perdura até hoje, ampliando seu espaço para um pátio de 400 metros quadrados. E não parou por aí: a reciclagem e a busca por formas de manter seu padrão de atendimento e excelência são constantes.

Empregando uma dupla de mecânicos e uma recepcionista, o negócio, embora centrado, atua no mercado de reparação de forma incisiva. “Nossa oficina está totalmente regulamentada e dentro de normas de logística e qualidade”, afirma Gustavo Molardi, filho de Ivanir e um dos sócios do centro automotivo.

Gestão eficiente
Para se destacar no mercado, os irmãos Gustavo e Alex Molardi, apostaram nas melhorias da empresa, a começar pela forma de administrar e gerir. “Inicialmente fomos instruídos pela Associação Serrana de Empresas de Reparação Veicular a participar de um programa de gestão empresarial para adequar a demanda com os resultados requeridos”, explica Alex, gerente. E foi atendendo um consultor do Sebrae que ficou sabendo do curso “Boas Práticas de Qualidade nos Serviços Automotivos”, um salto para a oficina.

“A visão surgiu quando fizemos o atendimento mecânico a um veículo desse consultor do Sebrae, que apontou deficiências em nosso modo de serviço e indicou o caminho das pedras”, relembra Alex. O próximo passo foi participar de um pacote de soluções cujo principal objetivo foi, no decorrer de 2013, propor tarefas e ações importantes sobre a gestão da empresa.

Foram reuniões com consultores, aprendizados sobre a importância da reparação veicular, mercado, gerenciamento de profissionais, serviços, qualidade do atendimento e tecnologia que, além da qualificação mercadológica, agregaram valor profissional aos sócios. “Estas atividades foram parte de um exaustivo programa, porém compensador e absolutamente formador de um perfil empresarial para mim e meu irmão que, de meros mecânicos, recebemos um upgrade para gestores, denotando crescimento pessoal e econômico”, avalia Alex Molardi.

Dentre as melhorias obtidas, os sócios apontam um crescimento real de 20% nos resultados operacionais e consequente aumento de produtividade, destaca Gustavo. “Quando minimizamos o retrabalho e organizamos os ferramentais, sua limpeza e retorno para os painéis de alojamento, ganhamos tempo. Antes tínhamos que procurar e limpar ferramentas, atrasando a execução das tarefas”.

Os irmãos Gustavo (direita) e Alex (esquerda) com o certificado de “Empresa Top Ten”. A Mecânica Molardi destacou-se entre as 10 melhores oficinas do curso

Segundo os sócios, hoje, após um ano de aprendizado, a oficina pode oferecer um programa de capacitação aos mecânicos empregados e, através de um plano de metas, atingir resultados que se traduzem em benefícios extensíveis a seus clientes. “A organização é a alma do negócio!”, ressalta Alex Molardi.

Entre as conquistas que a aprendizagem proporcionou, Alex destaca que a empresa obteve maior crédito junto ao mercado de fornecedores de peças automotivas e, dessa forma, consegue repassar aos clientes benefícios que muitas outras oficinas não detêm. “O maior aprendizado é termos o conhecimento de gestão e poder fazê-lo acontecer, onde a premissa de que ‘quem engorda o boi é o olho do dono’ prevalece! Hoje o que estampa nossas paredes não é mais o famoso calendário de borracharia, mas planilhas de gestão, quadros de desempenho e controles produtivos”.

Organização otimizou o tempo e tornou o atendimento da mecânica Molardi mais eficiente

Reconhecimento
No final de 2013 o trabalho do ano todo já rendeu frutos. A Mecânica Molardi foi premiada pelo projeto “Qualificar as Empresas de Reparação Veicular da Serra Gaúcha” em novembro passado, recebendo o reconhecimento como uma das “Empresas Destaque”. “O prêmio representa um grande incentivo aos esforços, a nossa busca por uma administração mais eficiente e adequada, bem como o reconhecimento de todos que participaram do crescimento, pois uma empresa se faz com uma equipe de ponta e afinada”, diz Alex Molardi.

Para o futuro, além de metas, o gestor afirma que já programa investimentos e que o ingrediente principal será o empenho. “Quem sabe poderemos atingir a meta de sermos reconhecidos regionalmente como uma empresa de serviços de excelência? Para que venha a Fórmula 1 já sabemos que precisamos, antes de tudo, de um bom planejamento estratégico!”, dispara.