Um negócio de família: duas gerações apaixonadas pela reparação

Há cerca de 20 anos a “Auto Elétrica do Nenê” é o xodó da família Naves

Por: Redação

15 de janeiro 2014

O espaço não é muito grande, mas a experiência compensa. Com quase 20 anos de carreira no setor de reparação automotiva, Nenê, o patriarca da família Naves é de poucas palavras, mas um reparador de mãos cheias e que passou aos filhos a paixão pelo ofício. “São anos nessa profissão, os filhos acompanharam”, conta.

Na Rua Barra Funda, no bairro que leva o mesmo nome, zona oeste da capital paulista, o centro automotivo em torno de 25 metros quadrados está lotado. Sob gestão do filho mais velho, Ricardo Naves, 33, a oficina com 12 anos no bairro é das mais requisitadas. “Normalmente o dia mais tranquilo é segunda-feira. Depois disso não temos tempo para quase nada, pois a semana é bem corrida”, afirma o reparador e eletricista.

Ricardo tomou as rédeas da empresa formada por ele, o pai, Nenê, e o irmão mais novo, Gustavo, 25. São os três que tocam a oficina para frente e fidelizam clientes não só pelos bons serviços, mas também pela simpatia e simplicidade. “Nossa oficina não é luxuosa, mas temos muitos clientes e que confiam absolutamente em nosso trabalho. São clientes de anos e que nos dão crédito para fazer serviços em seus carros sem sequer acompanhar o que estamos fazendo, porque sabem que nosso trabalho é sério e honesto”.

Apesar da especialidade da “casa” ser a parte elétrica, Ricardo conta que, entre os mais procurados na Auto Elétrica do Nenê, também estão os serviços mecânicos. “Eu mesmo sou eletricista e gosto muito de atuar nessa parte, mas temos uma demanda diária muito grande de reparação mecânica, então a gente também desenvolveu essas habilidades”, avalia.

Treinamento

Para manter a oficina atualizada, Ricardo conta que passou a investir no desenvolvimento profissional. “Sempre que posso procuro cursos para que a gente consiga se reciclar. Tem muita novidade no mercado e a oficina precisa acompanhar”, adianta. Entre os cursos que os reparadores participaram, Ricardo Naves destaca o treinamento da TV Notícias da Oficina. “Participei em 2013 de dois treinamentos da TV Notícias da Oficina. Lá, pude me inteirar de muitos assuntos, principalmente, sobre a instalação do air bag, item que está em alta” conta.

Em 2014 o profissional pretende repetir a dose. “Acho muito importante que a gente possa fazer esse tipo de treinamento, pois algumas dicas são valiosas e podem ser o detalhe que faltava para resolver um problema crônico no veículo”, comenta. Com os treinamentos deste ano se aproximando, o eletricista faz sugestões sobre os assuntos que gostaria de aprofundar. “Pesquiso bastante sobre eletrônica e acho que seria ótimo se viessem treinamentos sobre eletrônica embarcada. Também gostaria de aprender sobre reparação de câmbio automático e Rede CAN”.