Capítulo 5: Mecanismo comando das Válvulas

Por: Redação

Verificação das guias das válvulas

Como já sabemos, o cabeçote é constituído de diversos elementos, dentre eles os dutos, a câmara de combustão, sedes de válvulas, dentre outros que possuem funções importantes para o perfeito funcionamento das válvulas do cabeçote.

Muitas vezes negligenciado, o guia de válvulas possui função extremamente importante, a de guiar a válvula em seu curso de sobe e desce no cabeçote do motor.

Prensado no cabeçote, seu diâmetro interno é pouco maior que o externo da válvula, permitindo curso da válvula.

Dessa forma, para realizar verificações dessas nos motores EA111, devemos utilizar ferramentas especiais, aparelhos de teste e de medição e meios auxiliares de medição, dentre eles um suporte e um relógio comparador, basicamente.

Sequência de teste

Coloque uma válvula nova na guia com a extremidade da válvula deverá coincidindo com a guia. Em razão dos diversos diâmetros das guias das válvulas, é indicado utilizar apenas uma válvula de admissão na guia de admissão e uma de escapamento na guia de escapamento.

Determine então a folga basculante, onde se o desgaste ultrapassar 0,8mm, é recomendada a substituição do cabeçote do motor.

Verificação de folga axial

Dando continuidade às verificações nos componentes do cabeçote do motor EA111, veremos como efetuar a conferência da folga axial da árvore de comando das válvulas.

Assim como no processo anterior utilizaremos o suporte e o relógio comparador.

Devemos fazer essa medição com os elementos de apoio e tampa da árvore de comando das válvulas removidas. Agora, faça pressão na árvore de comando de válvulas no mancal, conforme seta da imagem, e verifique a folga axial movimentando a árvore de comando de válvulas. Observe o valor medido pelo relógio comparador e, se o desgaste for superior a 0,15mm.

Dimensões da válvula

É importante sabermos que as válvulas não podem ser retificadas, sendo apenas o assentamento desta autorizado.

Para se certificar das dimensões corretas de cada uma, confira a tabela abaixo:

Retífica da sede de válvula

Abaixo, podemos conferir a imagem e a tabela referente a todas as medidas a serem conferidas antes de qualquer retífica.

Atenção: Caso os anéis da sede de válvulas com estreitamento, só é permitido retificar de maneira que este estreitamento não seja comprometido.