Como sua oficina pode conquistar e fidelizar clientes

Oferecer serviços diferenciados agrega valor ao negócio e aumenta o fluxo de cliente em sua oficina

Por: Redação

De acordo com um levantamento feito pela Central de Inteligência Automotiva (CINAU), no Brasil, em um raio de 100 quilômetros existem 300 centros de reparação automotiva independentes. E todas estas oficinas concorrem com os mesmos serviços, o que faz o reparador pensar: Como diferenciar e destacar minha oficina da concorrência, conquistar novos clientes e fidelizar os que já atendo?

Proprietário da Gigio´s Eletric Car, Gérson de Oliveira Santos

O proprietário da Gigio’s Eletric Car – Bosch Car Service, Gérson de Oliveira Santos, viveu esse dilema: “Normalmente, o que encontramos por aí nas oficinas mecânicas são apenas serviços de manutenção mecânica. Como a concorrência é grande, principalmente nesta região, decidi oferecer serviços diferenciados”, disse.

Localizada no bairro Alto do Ipiranga, a oficina escolheu o local estrategicamente para poder oferecer um dos serviços que Oliveira destaca: “Nos encontramos próximos do metrô Ipiranga, quase dentro da estação (risos), então decidimos que precisávamos aproveitar essa vantagem estratégica. Por isso, de acordo com o tipo de serviço, tratando-se de algo simples, combinamos previamente com o cliente e fazemos a entrega no mesmo dia, assim, ele pode utilizar o metrô para se locomover”, explica.

Baseado no negócio das outras oficinas que só oferecem serviços mecânicos, a Gigio´s aproveitou para aumentar seu portfólio: “Atualmente, além da reparação mecânica, o cliente tem à sua disposição serviços para injeção eletrônica, funilaria e pintura”, afirma.

O centro automotivo Gigio’s ainda oferece outros serviços para o cliente, evitando que este busque em oficinas concorrentes algum outro reparo que precisa: “Na verdade, ofereço praticidade. Além do que já comentamos, temos mão de obra especializada na parte elétrica do veículo e instalação de acessórios. Também oferecemos reparos no sistema de iluminação, como por exemplo, a troca do sistema atual por LED. Assim, qualquer que seja a necessidade do cliente, ele pode procurar a Gigio’s Eletric Car”, segundo Gérson.

Oliveira explica que surpreender o cliente é a “chave do sucesso”. Geralmente acostumados com atendimentos superficiais, quem vai à Gigio’s fica positivamente surpreso devido ao tratamento que a oficina oferece aos proprietários dos veículos: “Nossa recepcionista faz o primeiro contato e encaminha o cliente juntamente com o carro para um de nossos reparadores de acordo com a necessidade. Se desejar, o cliente pode acompanhar o serviço ou aguardar em nossa recepção”, conta.

Outro diferencial, que segundo Oliveira tem conquistado novos clientes e fidelizado antigos, é o cuidado com o veículo deixado para reparo. A oficina faz questão de entregar o carro já lavado, e internamente limpo: “Com raras exceções o proprietário não tem tempo para lavar seu automóvel, a não ser nos finais de semana, e na maioria das vezes precisa utilizá-lo no dia seguinte, ou até no mesmo dia”, conclui.

Para Gérson Oliveira, oferecer soluções para o cliente alavancou seus negócios: “Hoje em dia, trabalhamos com serviço de leva e traz, higienização de ar condicionado e pré-inspeção veicular, somado a tudo que já comentamos. Isso aumentou nossa carteira de clientes e, consequentemente, fidelizou os que já conheciam nossos serviços”, encerrou.
Em época de tecnologia digital e responsabilidade ambiental, a Gigio’s Eletric Car – Bosch Car Service também se destaca por oferecer orçamentos por e-mail e por destinar seus resíduos para empresas que dão o tratamento correto aos materiais, evitando a poluição do meio ambiente.