Capítulo 3: Procedimentos

Por: Redação

Regulagem da posição do distribuidor nos motores com distribuidor e injeção sequencial - Com o distribuidor montado na posição de primeiro cilindro em PMS, dê partida e aqueça o motor até a temperatura normal de trabalho.

Desligue o motor e aguarde 10 segundos.

Retire o conector ponte (shorting plug) que desabilita a função de mapeamento da ignição. Este procedimento desliga o mapeamento da ignição.

Ao remover o conector ponte, o mapeamento da ignição é desligado para garantir a correta regulagem da posição do distribuidor

Ao remover o conector ponte, o mapeamento da ignição é desligado para garantir a correta regulagem da posição do distribuidor

Dê partida no motor e deixe-o trabalhando em marcha-lenta.

Com uma lâmpada estroboscópica, regule o avanço de ignição conforme a especificação de cada motor. Segue alguns exemplos:

Desligue o motor.
Aguarde 10 segundos.
Instale o shorting plug.

Atenção: Devido a função do distribuidor de ignição de transmitir para a unidade de comando a posição angular da árvore de manivelas para sincronizar a injeção e a ignição, o correto posicionamento do distribuidor é de fundamental importância.

Manter o distribuidor numa posição avançada em relação à especificação, significa adiantar além da ignição, também e principalmente o momento da injeção do combustível.

Distribuidor montado na posição de primeiro cilindro em PMS. Após a instalação do distribuidor na posição de sincronismo do motor, a marca do rotor deve estar alinhado com a marca da carcaça do distribuidor

Distribuidor montado na posição de primeiro cilindro em PMS. Após a instalação do distribuidor na posição de sincronismo do motor, a marca do rotor deve estar alinhado com a marca da carcaça do distribuidor

Como o sistema faz o mapeamento da ignição individual por cilindro e ainda utiliza o recurso de sensor de detonação, o sistema de ignição minimiza as consequências da regulagem avançada do distribuidor, porém, a injeção do combustível respeitará a posição indicada pelo distribuidor, portanto a injeção do combustível ocorrerá antecipadamente resultando na formação de depósitos no coletor de admissão e parte anterior das válvulas de admissão exigindo constantes descarbonizações.