Auto Check Saúde: uma história de empenho, criatividade e sucesso

Referência na cidade de São Paulo, o centro automotivo de Lauro Koiti surgiu de uma auto elétrica

Por: Redação

Na edição deste mês relatamos a dedicação de Lauro Koiti Chicaoka, fundador da oficina mecânica Auto Check Saúde, especializada em reparação automotiva. Este empreendimento começou sua trajetória há muitos anos, enquanto seu proprietário ainda trabalhava como lavrador. Natural da cidade de Registro, litoral de São Paulo, Koiti é nissei, ou seja, descendente de japoneses que imigraram para o Brasil.

Ainda jovem, o senhor Lauro trabalhava nos negócios de agricultura da sua família e, paralelamente, concluiu os cursos de eletricidade e eletrônica, estudando até o segundo ano da faculdade de engenharia elétrica.

Percebeu na Grande São Paulo a oportunidade de iniciar seu próprio negócio e deixou sua cidade natal no fim da década de 60. Inaugurou uma oficina auto elétrica, segmento onde tinha se especializado, batizada de “Auto Elétrica Lauro”.

Com bom humor, Koiti recorda dos serviços prestados nos veículos da Volkswagen: “Acompanhei os grandes sucessos da marca, como o Fusca, a Brasília, a Kombi, a Variant, o SP2 e o Passat. Todos ótimos veículos. Não eram tão comuns esses modelos na oficina. Dificilmente apresentavam problemas elétricos. Geralmente precisavam de troca de lâmpadas, soquetes ou então de novos relés. Coisas simples”, recorda.

Ao longo dos anos, deparou-se com situações que exigiam maior dedicação e criatividade, características plurais aos brasileiros. Quando deparou-se com a crise do petróleo na década de 70, Koiti atentou para a ocasião e apostou no segmento de carburação e regulagem de motores.

Nesse ponto, Lauro faz ressalvas aos veículos Volkswagen: “A engenharia dos motores era moderna já naquela época, mas mesmo assim simples, o que ajudava muito nos ajustes. Mexer nos carburadores e regular os motores era tarefa prazerosa”, disse.

Em meados da década de 80 a prefeitura de São Paulo lançou o programa “Ar Limpo”, e a oficina de Koiti foi uma das primeiras a conseguir a certificação da Cetesb como auto elétrica capacitada a analisar e reparar veículos com altas taxas de poluição. Além disso, as oficinas tinham o papel de conscientizar e educar seus clientes, e a empresa de Lauro fazia isso bem, segundo o proprietário.

Já na década de 90, Lauro Koiti lembra que as inovações da Volkswagen o impulsionaram a ampliar seus negócios, aumentando a auto elétrica para um centro automotivo, chamado de Auto Check Saúde, em homenagem ao bairro em que está localizada até hoje.

“O primeiro veículo a receber o sistema de injeção eletrônica foi um Gol GTI. Nesse momento o modelo já tinha tomado o posto do Fusquinha de veículo mais vendido do Brasil. Eu sabia que era a hora de mudar para acompanhar o crescimento do mercado e principalmente da marca”, conclui.

Depois de décadas de trabalho árduo, o centro automotivo de Lauro Koiti tornou-se referência na cidade de São Paulo. A Auto Check possui carteira com mais de 5 mil clientes e tem a preferência de outros tantos, resultado da persistência e empenho do seu idealizador. Atualmente Koiti desempenha papel mais gerencial e de coordenação, presente na oficina uma ou duas vezes por semana, mas ainda trabalhando à distância.

Com certo saudosismo, Lauro recorda do começo, cheio de incertezas, mas afirma que faria tudo novamente. Merecidamente, ele disponibiliza a maior parte do seu tempo para cuidar da família e outras grandes paixões: seu sítio e suas plantações.