Salão do Automóvel 2012: O Mais Ecológico

O Salão Internacional do Automóvel chega a sua 27ª edição, com mais de 750 mil visitantes e a participação de 49 montadoras. O estande da Volkswagen era o maior montado no centro do Anhembi: mais de 5000 m2 com muitos carros, lançamentos, atividades interativas e espaços de entretenimento para os visitantes.

Por: Redação

O Salão Internacional do Automóvel chega a sua 27ª edição, com mais de 750 mil visitantes e a participação de 49 montadoras. O estande da Volkswagen era o maior montado no centro do Anhembi: mais de 5000 m2 com muitos carros, lançamentos, atividades interativas e espaços de entretenimento para os visitantes.

Para as crianças, o sucesso do “Espaço Kids” da ultima edição do salão mereceu um repeteco. A garotada podia brincar, pintar, ouvir histórias de sustentabilidade com o personagem “O Cara do Futuro” e se divertir, sempre auxiliados por monitores enquanto seus pais visitavam o estande da empresa.

O Espaço Mulher também foi bastante concorrido, e as participantes recebiam noções básicas de mecânica e depois eram convidadas por uma promotora para fazerem um teste de personalidade e ainda saberem um pouco mais sobre essências aromáticas, onde ficavam sabendo quais modelos da marca que mais combinavam com seu perfil (moderna, romântica, clássica ou aventureira), segundo o resultado do teste. Ao final da ação, as mulheres recebiam fragrâncias e um lenço personalizado da marca.

Ainda como parte das ações realizadas, o espaço “Think Blue.” foi sucesso garantido. A novidade é uma iniciativa global da marca e nele o visitante era convidado a participar de alguns games, dentre eles, uma experiência única no “Globe” – equipamento esférico altamente tecnológico onde o usuário podia assistir as iniciativas sustentáveis da Volkswagen em uma produção de alta qualidade, entre outras ações.

Novo Gol 

 

A versão duas portas do modelo mais vendido no mercado brasileiro estreou com visual ainda mais esportivo, aliado a uma excelente relação custo-benefício. O modelo traz a nova geração de motores 1.0l Total Flex, da família EA111. O novo propulsor traz a denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustível e redução de emissões de CO2 garantindo excelente performance. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor TEC é de 76 cv (56 kW) e, quando abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW). A Volkswagen coloca à disposição do cliente do Novo Gol duas portas com motor 1.0l TEC o pacote BlueMotion Technology, que faz o veículo consumir ainda menos combustível. Essa configuração agrega pneus “verdes” nas medidas 175/70 R14, com menor resistência ao rolamento, indicador digital de consumo instantâneo de combustível e indicador digital de troca de marchas. O Novo Gol duas portas é oferecido, ainda, com o motor 1.6l EA111 VHT, que tem até 104 cv (76 kW), quando abastecido com etanol (E100), e 101 cv (74 kW), com gasolina (E22). Com o propulsor 1.6, o modelo pode ser equipado também com a transmissão automatizada I-Motion. Como novidade, traz ainda a instalação de vários equipamentos inéditos no segmento, como o Comfort Blinker (Assistente de Mudança de Faixa) e o sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência). 

Jetta Hybrid 

 
Movido por um motor a gasolina de alta tecnologia (1.4 TSI com 150 cv / 110 kW) e um motor elétrico sem emissões (20 kW), o modelo oferece desempenho marcante, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos. Ao mesmo tempo, o Jetta Hybrid atinge um índice de consumo impressionante, percorrendo 19 km com um litro de gasolina em circuito combinado cidade/estrada. Isto significa que o sedã esportivo consome cerca de 20% menos combustível do que um carro com potência equivalente com propulsão tradicional. Uma bateria de íons de lítio fornece energia para movimentar o motor elétrico. O compacto sistema de baterias está integrado ao carro atrás do banco traseiro. Desta forma não há comprometimento do espaço interno. Em termos de construção, a bateria consiste de 60 células individuais. Peso: 35.8 kg. Graças ao baixo peso de seus componentes motores, o Jetta Hybrid pesa apenas 100 kg a mais que a versão a gasolina, mesmo com o sistema de baterias.

Fusca 


O ícone retorna e dá continuidade a uma das histórias de maior sucesso no País. Um carro para proporcionar emoções, com comportamento dinâmico superior. É o Fusca mais potente de todos os tempos, com motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, que desenvolve 200 cv de potência, acoplado à transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem. Esse conjunto mecânico faz com que o Fusca acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos e alcance a velocidade máxima de 223 km/h. Fabricado em Puebla (México), o Fusca estreou mundialmente no Salão de Xangai, em abril de 2011, com o nome Beetle. Mais do que o nome, o Fusca da nova era traz linhas de design e detalhes internos tendo como referência o primeiro modelo. A nova geração do Fusca chega para ser um veículo com grande valor emocional, repleto de tecnologia e qualidade – atributos indispensáveis para o seu público-alvo: pessoas que buscam um estilo de vida diferenciado. 

CC

 O cupê de quatro portas se volta para o futuro, adaptando-se ao DNA mundial de design da Volkswagen. O resultado é um automóvel com aparência ainda mais sofisticada e dinâmica. No mercado brasileiro, o CC é oferecido na versão com motor V6 (300 cv), transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem e tração integral 4MOTION. A ampla gama de equipamentos de série inclui itens como faróis bi-Xenônio com luz dia em LEDs e luzes de curva estáticas, novo design com LEDs nas lanternas traseiras, detector de fadiga, sistema de rádio RCD 510, confortáveis apoios de cabeça dianteiros com ajuste longitudinal. O CC pode ser equipado com o ACC (controle Automático de velocidade e distância). Outros opcionais disponíveis no novo Volkswagen são teto panorâmico, sistema de navegação, sistema de som premium ‘Dynaudio Confidence’ com 600 Watts e banco do motorista com função de massagem. 

Grife R-Line 


Mais quatro modelos com a Grife R-Line chegam ao Brasil. Além do Touareg R-Line, que começou a ser comercializado no mercado nacional em 2012, a Volkswagen apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo o Passat R-Line, o Tiguan R-Line, o Fusca R-Line e o CC R-Line, todos com componentes desenvolvidos pela Volkswagen R GmbH, especializada em preparar versões e pacotes esportivos dos carros da marca, atendendo à crescente demanda do público por veículos esportivos. Além do conteúdo, a Grife R-Line confere aos modelos um visual diferenciado, com para-choques, acabamentos e rodas com design exclusivos.