Pensando no Reparador

Há quase 40 anos no mercado, a revista Notícias da Oficina amplia a sua atuação e chega ao mercado de reparação no formato digital e com um canal exclusivo de TV

Por: Redação

Prestes a completar 40 anos de existência, a revista Notícias da Oficina sempre acompanhou a evolução e a revolução tecnológica que a Volkswagen promoveu neste período, e desde que chegou ao Brasil.

A revista acompanhou o nascimento da Brasília, SP1 e SP2. Testamos o primeiro modelo com motor refrigerado a água e tração dianteira, o novíssimo Passat. Vimos nascer o projeto BX, que se tornaria o carro mais vendido do Brasil nos últimos 25 anos, assim como a fábrica de Taubaté, onde o Gol passaria a ser produzido.

Noticiamos a chegada da Parati, Saveiro, Santana e Quantum. Presenciamos a chegada do primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível, o Gol GTI. Além disso, apreciamos a importação do Golf e a inauguração da fábrica de motores em São Carlos, assim como a unidade industrial de São José dos Pinhais, no Paraná.

Cobrimos o “nascimento” do Fusca que atingiu o número de três milhões de unidades produzidas, e sua façanha ao entrar para o Guinnes Book, reunindo 2.728 carros no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Ainda falamos do novo Gol, Gol G4, Voyage, Fox, CrossFox, SpaceFox, SpaceCross, Polo, Polo Sedan, Golf, Parati, Bora, novo Jetta, Jetta Variant, Eos, New Bettle, Passat CC, Touareg, Tiguan, Nova Kombi, os primeiros freios ABS, o primeiro motor 1.0 com 16 válvulas, primeiro centro técnico de crash-tests no país… E mais uma infinidade de coisas que não caberiam aqui.

Acontece que falar das novidades e tecnologias da Volkswagen é apenas uma das missões da revista. Notícias da Oficina é uma importante ferramenta estratégica, parceira da montadora alemã quando o assunto é o relacionamento com mecânicos.

Notícias da Oficina conecta os reparadores ao futuro, leva toda a potência da tecnologia Volkswagen por meio de matérias técnicas, dicas de reparação, treinamentos e muito relacionamento com o seu principal público, o reparador independente. Além da revista editada trimestralmente, Notícias da Oficina acaba de lançar um novo portal de relacionamento exclusivo (www.noticiasdaoficinavw.com.br), onde o reparador automotivo busca e encontra não só informações úteis para o seu dia a dia, mas também outros companheiros de profissão na seção “mural do reparador”.

Rodrigo Dornelo, instrutor técnico apresentando a medição da pressão do lubrificante no programa de 27/08 na TV Notícias da Oficina

Incorporando o cenário da conectividade, interação e acessibilidade, a mais recente inovação é a TV Notícias da Oficina. Dedicada aos reparadores independentes, o projeto surgiu com a necessidade de uma ferramenta eficiente e constante para atualização de conhecimento por parte das oficinas mecânicas independentes.

A TV Notícias da Oficina é um canal exclusivo de treinamento, é uma plataforma que reúne conteúdo relevante sobre a tecnologia Volkswagen, integrando as concessionárias e os reparadores independentes, formando uma rede de conhecimento, por meio de uma sofisticada plataforma de EAD – Ensino à Distância, usando um meio de comunicação já tradicional e presente no cotidiano de todos nós, a televisão. Utilizamos toda a experiência da Academia Volkswagen para desenvolver o conteúdo e elegemos instrutores com mais de 20 anos de experiência em oficinas mecânicas para levar os treinamentos e conteúdos de maior interesse das oficinas.

Reparadores durante o treina­men­to técnico da TV Notícias da Oficina

Todo este conteúdo é transmitido ao vivo diretamente de um estúdio em Alphaville (SP), que sincroniza imagens do apresentador, com vídeos e todo material didático, e distribui via satélite para uma concessionária Volkswagen perto de você.

Os reparadores se reúnem nas concessionárias credenciadas e equipadas pela TV Notícias da Oficina, e durante duas horas assistem o treinamento e interagem com o instrutor por meio de chat, telefone ou skype. Todas as perguntas são respondidas imediatamente por uma equipe de técnicos especializados e dedicados à TV Notícias da Oficina.

Parte do vídeo apresentando os componentes do sistema de lubrificação do treinamento de 27/08 na TV Notícias da Oficina

No ano de 2011, a TV Notícias da Oficina preparou sete treinamentos técnicos, que foram exibidos em 26 autorizadas Volkswagen, levando mais de três mil reparadores para as concessionárias.

De acordo com uma pesquisa realizada, após participar do treinamento 96,7% dos mecânicos aprovaram o método de aprendizado e 98% dos entrevistados recomendam que outros reparadores participem dos cursos.

Ainda segundo esta pesquisa, a maioria dos profissionais que participa destes treinamentos aumenta em até 70% o consumo de peças na rede autorizada Volkswagen (fonte: CINAU).

Na Disnove, reparadores assistem atentos ao treinamento técnico

Qualquer concessionária pode participar do projeto. Basta solicitar a instalação do kit de recepção de satélite, equipar uma sala com cadeiras, data show ou TV, e um computador ligado a internet para viabilizar a interação dos alunos com o estúdio. O convite aos reparadores é feito pela equipe Notícias da Oficina e por meio da plataforma do Jornal Oficina Brasil, parceiro estratégico do Projeto.

Para participar dos treinamentos, clique aqui e se cadastre na concessionária mais próxima de você.