Câmbio I-Motion Tecnologia à disposição da comodidade

Sistema I-motion de câmbio robotizado permite que o motorista tenha todo o conforto e liberdade que um câmbio automático oferece, com a simplicidade de manutenção de um câmbio convencional

Por: Redação

Antigamente, possuir um veículo dotado de câmbio automático era para poucos. Porém, de 2007 para cá a Volkswagen mais uma vez inovou e disponibilizou, primeiramente, ao Polo, e agora à toda linha Fox, Polo, Gol e Voyage, a tecnologia I-Motion que alia o tamanho reduzido de um câmbio convencional, com a praticidade da seleção automática.

 

Funcionamento

 Basicamente podemos dizer que o I-motion é um câmbio MQ-200 da Volkswagen que possui no lugar do trambulador, uma unidade TCU (Unidade de Controle de Transmissão) juntamente com atuadores eletro-hidráulicos, o qual realiza a leitura das necessidades do motorista e do veículo, a partir da abertura ou fechamento do acelerador.

O condutor tem a opção de escolher se deseja a troca automática de marchas, com mais conforto, ideal para o tráfego em locais de anda-para, modo econômico, ou então pela troca manual, com toda a esportividade e prazer de guiar um veículo Volkswagen.

Podemos citar também que há a opção “S”, que permite que o veículo possa ser guiado em uma tocada mais esportiva, com troca de marchas em rotações um pouco maiores.

Dessa forma, não há mais o pedal de embreagem, mesmo no modo manual, o qual o condutor faz a troca de marcha através da alavanca do tipo Up&Down, onde o sinal de “+” indica troca de marchas para frente e “–“ significa redução de marchas.

Vale ressaltar que, por medida de segurança, o sistema não permite que seja acionada a marcha-ré quando o carro estiver em movimento para frente. Isso garante que não haja danos mecânicos ao conjunto e nem ponha coloque em risco a segurança do condutor.

 

Vantagens

 O grande diferencial no funcionamento deste sistema é a redução de até 10% no consumo de combustível e ainda a redução na emissão de poluentes, tudo isso devido à otimização na troca de marchas, pois a TCU comunica-se com a ECU do veículo e permite que estas ocorram sempre no momento ideal.