Sistema Adaptive Cruise Control (ACC)

A nova tecnologia da Volkswagen que oferece conforto e segurança ao motorista

Por: Redação
Painel com função ACC ativa

Painel com função ACC ativa

Nova tecnologia da Volkswa­gen que equipa o novo Passat, Passat Variant e Touareg é capaz de comandar as ações do veí­culo para assegurar a condição mais segura de dirigibilidade.

O ACC (Adaptive Cruise Control ou Controle de Velocidade de Cruzeiro) é um sistema responsável por assegurar uma dirigibilidade segura no anda e para do trânsito das grandes cidades.

Esse sistema trabalha com a emissão de sinais pelos sensores de ultrassom que trabalham conjuntamente com uma câmara frontal e dois sensores de radar, que detectam a posição do veículo à frente e controlam a aceleração e frenagem, evitando colisões e garantindo a condução segura nas mais diversas condições de rodagem as quais somos apresentados no dia-a-dia.

Caso a pista esteja livre, o sistema também é capaz de calcular a distância e acelerar até a velocidade programada pelo piloto automático.

O ACC é capaz de frear o carro até mesmo totalmente se necessário.

Por exemplo, quando um veículo da faixa ao lado muda para a faixa onde o veículo equipado com ACC trafega. O ACC detecta esse movimento e o repentino aparecimento de outro veículo no sinal do radar, freando o veículo e mantendo a margem de segurança.

Neste caso, a função do ACC é aliada ao “Front Assist” .

O Front Assist atua nessa função para ajudar a evitar as colisões mantendo o radar frontal ligado em velocidades entre 30km/h e 200km/h. O sistema de freio destes veículos ficam pré-condicionados e os sistemas de assistência de frenagens ficam sempre posicionados. Qualquer condição que necessite a frenagem para evitar uma colisão ocorre a emissão de sinais visuais e sonoros (imagem de aproximação na tela do ACC e “Bips” sonoros de alerta) orientando que o motorista deve agir.

Devemos lembrar que apesar da eficiência deste, o motorista continua tendo total autonomia para acelerar ou frear o veículo normalmente nos pedais, independente do funcionamento do ACC, ou então, se desejar pode desligar e ligar a função em uma alavanca próxima ao volante, no conjunto de alavancas de comando do veiculo em torno do volante (chaves de seta, controle de rádio, acionador do limpador de para-brisas, piloto automático, ACC e etc.).