Inovação em tempos modernos

Ao reinventar a profissão do século passado, concessionária da Volkswagen aumentou seu faturamento em mais de meio milhão

Por: Redação
Fernando Egídio Ribeiro e o caixeiro viajante do século 21, Adilson Alves Moreira

Fernando Egídio Ribeiro e o caixeiro viajante do século 21, Adilson Alves Moreira

Todo mundo conhece o processo. Você precisa de uma manutenção ou de um conserto e consequentemente, de alguma peça. É aí que começa a dor de cabeça, principalmente se a peça não estiver disponível, porque o item sempre chega à oficina depois do prazo de entrega.

Mas se o seu carro for um Volkswagen você não precisa se preocupar. Há algum tempo a montadora trabalha para minimizar o prazo para reposição, distribuição e entrega de peças para manutenção. Prova disso é a ação inovadora da concessionária Santa Emília, na cidade de Ribeirão Preto.

Idéia

Surgiu numa reunião. O objetivo era agregar valor, um diferencial nas visitas feitas aos clientes da concessionária, aproximar o relacionamento entre o comprador e o representante da Volkswagen. Adilson Alves Moreira já atuava no segmento de venda de peças originais Volkswagen há 15 anos. Foi então que juntou sua experiência às sugestões daquele encontro, e tornou-se uma espécie de caixeiro viajante do século 21.

Como todas as visitas são programadas, Adilson deixa a concessionária com uma Kombi novinha, carregada de peças da Volkswagem. São inúmeros itens que vão desde amortecedores, buchas da suspensão e molas, até peças que fazem parte do catálogo de funilarias, oficinas mecânicas e outros tipos de negócios automotivos como centros e revendas.

Há dois anos, a rotina dele é essa. Todas as segundas feiras, o mascate do futuro passa na Volkswagen Santa Emília para carregar a Kombi e pouco tempo depois já está na estrada, para realizar suas visitas em Ribeirão Preto e nas diversas cidades ao redor do município.

A diferença entre um caixeiro viajante e Adilson é a modernidade. Enquanto o mascate tinha milhares de bloquinhos para anotações, um notebook de última geração está à disposição. Utilizando conexão remota, Adilson pode acessar o software de relacionamento CRM, consultar o estoque de produtos, confirmar a data da entrega e realizar pedidos de outros itens que os clientes solicitarem.

O trabalho realizado por Adilson e pela concessionária Santa Emília é importante porque além de entregar as peças que o cliente precisa no momento da compra, ele tem a possibilidade de informar a disponibilidade de qualquer outro item com precisão. A praticidade do trabalho de Adilson permite que ele dedique mais tempo para entender as necessidades dos clientes, o que consequentemente aumenta as vendas.

Resultados

Tradicional revenda autorizada da Volkswagen, a concessionária Santa Emília percebe em seu faturamento a importância deste projeto. Os consumidores Volkswagen também valorizam a comodidade de comprar e receber à pronta entrega em seu estabelecimento. Por ano, só o trabalho de Adilson movimenta meio milhão de reais dentro da rede Volkswagen Santa Emília, em Ribeirão Preto.

Uma pesquisa feita com o público mostrou que a satisfação, o relacionamento e a fidelização dos clientes melhorou: “muitos que começaram comprando peças, passaram a adquirir veículos da Volkswagen na Santa Emília”, diz Fernando Egídio Ribeiro, gerente de departamento de Peças.

Num mercado tão competitivo como o segmento automotivo brasileiro, cada vez mais os clientes buscam diferenciais. E assim como a Volkswagen tem apresentado diversas tecnologias e produtos para oferecer mais comodidade e praticidade aos seus clientes, sua rede de concessionárias também segue o padrão. Com atitudes simples, como reinventar ou modernizar a profissão de caixeiro viajante, a Volkswagen junto com a concessionária Santa Emilia, mostra que mesmo na era da tecnologia e da informação, é possível inovar e melhorar sempre.

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