Polo 2012 em versão atualizada

A Volkswagen submeteu a linha Polo a uma atualização no design externo, dando ao Hatch e ao Sedan aparência mais esportiva e moderna, alinhada com as tendências adotadas pela marca

Por: Redação

Polo 2012

Ambos os modelos passaram por várias mudanças estéticas, mas mantêm inalteradas suas características básicas de conforto, desempenho e dirigibilidade.

Com exceção do BlueMotion, por suas características especiais, todas as outras versões do Polo Sedan e do Hatch oferecem, de série, direção hidráulica, ar-condicionado e destravamento interno da tampa traseira. Airbags dianteiros e freios ABS equipam toda a linha Polo, assim como sensores de aproximação na traseira, que facilitam o estacionamento.

Realinhamento

Para adequação ao mercado, houve um realinhamento na oferta do Polo Hatch. A versão 2.0 GT foi substituída pela 2.0 Sportline, e a 1.6 E-Flex deixa de ser ofertada. O sistema de partida a frio do 1.6 E-Flex, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina, passa a integrar o 1.6 BlueMotion. A gama do Sedan permanece inalterada.

Exterior

A dianteira do Polo passa a contar com faróis de maior impacto visual e interior negro. A grade tem acabamento em preto brilhante e o para-choque dianteiro passa a ser totalmente liso, proporcionando uma impressão de maior “limpeza” na face do veículo.

Nas laterais, o friso que corre a meia-altura das portas é mais fino e elegante. Os espelhos retrovisores externos e o spoiler são maiores em todas as versões. As rodas de liga leve de 15 polegadas trazem um novíssimo desenho. O Polo Sedan pode ser equipado opcionalmente com teto-solar em todas as suas versões. Na traseira, o Sedan ganhou o tom cereja nas lanternas, e o Hatch, lanternas escurecidas. Os para-choques traseiros tanto no hatch quanto no Sedan passam a ter design mais limpo com retro-refletores na parte inferior. O Hatch 2.0 Sportline tem ponteira dupla no escapamento.

Interior

O Polo Sportline tem interior com teto escurecido, criando uma atmosfera mais acolhedora e, simultaneamente, esportiva. O painel de instrumentos agora vem com iluminação branca, sendo que as versões Sportline e Comfortline contam com instrumentos com efeito 3D. Como em todos os veículos da marca Volkswagen, o interior do Polo Hatch e do Polo Sedan tem alto padrão de acabamento, resultado de uma cuidadosa seleção de materiais agradáveis ao toque e visualmente atraentes, além de um cuidadoso projeto privilegiando a ergonomia, uso intuitivo dos comandos e silêncio e conforto para os ocupantes.

Motor e câmbio

O Polo Hatch e o Sedan continuam sendo oferecidos com o motor EA 111 1,6 litro Total Flex, com 104 cv, ou nas versões Hatch Sportline e Sedan Comfortline, com o 2,0 litros Total Flex de 120 cv. Os dois motores são conhecidos pela confiabilidade e eficiência no consumo de combustível. Disponíveis com câmbio manual de cinco velocidades e, com exceção do Polo BlueMotion e das versões equipadas com o motor 2,0 l, podem vir equipadas com a transmissão automatizada I-Motion, que permite trocas totalmente automáticas – modo ideal para o trânsito urbano – ou sequenciais, comandadas pela alavanca no console ou pelas aletas colocadas junto ao volante (shift paddles), opcionais.

Polo BlueMotion ganha partida E-Flex

O Polo BlueMotion é uma versão do Polo Hatch objetivando a eficiência no consumo e a redução nas emissões de gases poluentes. Para atingir esses objetivos, ele conta com uma série de particularidades para melhorar a eficiência aerodinâmica, como a grade dianteira mais fechada e suspensão 15 mm mais baixa que a versão normal, reduzindo a área frontal. O câmbio foi modificado, tendo as suas relações alongadas, fazendo o motor trabalhar em regime de rotações mais baixas nas velocidades mais altas.

O mapeamento do motor também foi alterado para se adaptar às relações de marcha mais longas. Também conta com sistema de assistência de direção eletro-hidráulico, que reduz a perda de potência. A principal novidade da nova edição do Polo BlueMotion é a adoção do sistema de partida à frio E-Flex, que dispensa o uso do tanque auxiliar de gasolina para ligar o motor. Aquecedores especialmente posicionados junto aos bicos injetores de combustível entram em ação quando a temperatura cai, esquentando o etanol para facilitar sua ignição. A nova edição do Polo BlueMotion utiliza novos pneus “verdes”, fornecidos pela Goodyear e fabricados no Brasil, na medida 175/65 R14. Além de beneficiar-se das características construtivas dos pneus, que têm a carcaça mais rígida, a maior capacidade de rolamento do BlueMotion deve-se também ao uso de maior pressão: 42 psi nos dianteiros e 39 psi nos traseiros (a versão normal do Polo utiliza 29 psi na traseira e na dianteira).