Concessionárias buscam ideias inovadoras para se aproximar do reparador

Conhecer o cliente e entender seus hábitos de compra são fundamentais para um bom relacionamento

Por: Redação
Saga-Pecas-de-Fortaleza

Saga Peças, de Fortaleza (CE)

Driblar a concorrência e buscar qualidade de atendimento. Foi pensando assim que algumas concessionárias Volkswagen da Região Nordeste decidiram mapear os hábitos de compra de seus clientes e estabelecer uma política de fidelização que trouxesse resultados efetivos.

Este mapeamento estabelece, prin­cipalmente, contatos regulares com as oficinas e compromisso na entrega dos produtos.

Localizada em Salvador (BA), a Sanave sempre trabalhou com foco na satisfação do cliente e sabia que precisava de alternativas para diminuir a dificuldade dos mecânicos na hora de solicitar um orçamento. A ideia foi simples: escolher 12 clientes da Concessionária e disponibilizar um catálogo eletrônico de peças Volkswagen. Ali ficam gravados os dados da Sanave, o que facilita a vida do mecânico na hora da compra. “Com a iniciativa assumimos o compromisso de entregar rapidamente todas as peças solicitadas. Se não tivermos o produto em estoque, busco em qualquer região do país”, afirma o gerente de pós-vendas Francisco Pinto Cruz. A ação garantiu um crescimento de 40% nas vendas da concessionária, e o objetivo agora é aumentar para 20 o número de clientes que possuem este catálogo na oficina.

Peças originais: concessionária aposta na confiança na marca Volkswagen

A busca dos proprietários de veí­culo por uma oficina que comercialize apenas peças originais foi o grande impulso da concessionária Saga, em Fortaleza (CE), para firmar parceria com os reparadores.

Essa certeza começa no muro das oficinas parceiras da concessionária Saga. Isso mesmo, o gerente comercial Francisco Sildácio do Amaral mapeou onde estavam localizados seus principais clientes e pintou o muro de suas oficinas. Já são mais de 100 oficinas que estampam nome e telefone da concessionária. “Essa parceria garante confiança ao proprietário do automóvel, pois ao levar um carro Volkswagen para ser reparado ele sabe que a oficina só compra peça original”, justifica Amaral.

A concessionária já organizou campeonato de futebol entre os colaboradores da empresa e seus clientes, e agora se prepara para um campeonato de kart entre os proprietários de oficinas.

A Saga conta ainda com ajuda da Rádio Jangadeiro, a segunda mais ouvida na capital cearense, para uma comunicação eficaz dirigida aos reparadores. “Aos sábados, levamos o locutor da rádio até a oficina e eles fazem uma entrevista ao vivo com o reparador. Batizamos a iniciativa de “invasão´”, brinca o gerente, que finaliza: “São ações como essa que demonstram o carinho que temos pelos reparadores, nossos grandes parceiros”.