Volkswagen: sua melhor escolha desde 1956

Quem nunca teve um Fusca ou passeou em um quando era criança? Alguns carros Volkswagen fazem parte das nossas melhores e mais emocionantes memórias. É o caso do baiano Newton Rosado, que conta sua história

Por: Redação

Newton Rosado e seu Fusca branco pérola

“Na verdade minha paixão pelos carros da Volks sempre foi grande, em especial pelo Fusca. Quando ocorrem exposições de carros antigos aqui em Salvador, sempre estou presente apreciando os modelos dos quais guardo fotos. Já tive Fusca, Brasília e Gol”, conta o aposentado.

Em dezembro de 1989, Rosado recebeu um telefonema da antiga revenda Nossaterra, quando foi informado, pela vendedora Fátima, que havia um modelo que era perfeito para ele: o sedã Santana.

O modelo, considerado luxuoso devido à sofisticação e conforto da série especial Evidence, foi comprado de presente para a esposa Maria de Nazaré, em comemoração às bodas de prata. “Custou NCz$ 200 mil”, brinca Newton.

Peças originais

Newton Rosado e seu Santana

O Santana Evidence, que rodou pouco mais de 57 mil km, mantém quase 100% de originalidade. Foram trocadas apenas as peças que se desgastaram devido ao uso e ao tempo (bateria, pneus, carburador, velas, filtros de óleo, e reposição de gás do sistema de ar condicionado), tudo mais é original e está em perfeito funcionamento. Direção hidráulica, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, antena elétrica, rádio/toca-fitas, faróis de neblina, rodas de liga leve, frisos laterais, lanternas com capa fumê, chaparia e pintura, são originais. “Não tenho tido dificuldade em conseguir as peças de reposição, assim como pessoas credenciadas para realização dos serviços”, ressalta.

Em 2001, Conceição, a filha do aposentado se casou e foi levada por um motorista com o Santana para a igreja. “Este foi o único dia que alguém dirigiu o carro. Fora isso, não deixo ninguém dirigi-lo. Sou o único dono e me orgulho disso. Já recebi propostas generosas para vender o carro, mas não o fiz pois seu valor é inestimável”, conta Newton.

Ele se orgulha de manter o carro em perfeito estado de funcionamento. “A pintura nunca precisou de retoques e o preto ônix da carroceria está intacto”, conclui. O carro, que nunca foi batido ou modificado, possui motor original e é a paixão de Newton.