TV Notícias da Oficina

A Volkswagen sai na frente e inaugura o mais avançado sistema de ensino a distância, via satélite, para reparadores independentes, que assistirão aos treinamentos como convidados das concessionárias da rede

Por: Redação
Lúcio Bugin, gerente de peças da Guaibacar, recepciona os reparadores em-treinamento

Lúcio Bugin, gerente de peças da Guaibacar, recepciona os reparadores em-treinamento

Numa ação inédita que alia foco na parceria com o reparador independente, alta tecnologia de EAD (Ensino a Distância) e treinamento técnico e gerencial para oficinas, a Volkswagen inaugura um novo capítulo na forma de relacionamento com o público que forma opinião sobre carros no país e o cliente da rede.

A TV Notícias da Oficina opera baseada em uma estrutura de comunicação via satélite de última geração que permite transmissões ao vivo para todo o território nacional, com imagem em qualidade “HD” e interatividade com os pontos de recepção, posicionados nas concessionárias participantes.

A primeira transmissão aconteceu em fase experimental no Estado do Rio Grande do Sul, nos meses de agosto e outubro. Envolveu três distribuidores gaúchos e provou que é um grande sucesso, pois reuniu público recorde e gerou muita satisfação entre os reparadores convidados desta fase inicial.

Treinamentos

Inicialmente foram feitos no Rio Grande do Sul, nas concessionárias Metrovel, Panambra e Guaibacar. É fato que as novas tecnologias têm exigido cada vez mais acesso a informações por parte dos profissionais, que buscam constantemente cursos, palestras e reciclagem. Pensando nesta realidade e necessidade do mercado de reparação é que a Volkswagen iniciou, a princípio em fase piloto, a TV Notícias da Oficina, que pode ser aplicada dentro da própria rede de concessionárias elegíveis. Tudo por meio de um sistema de tecnologia sofisticada, as informações técnicas e administrativas, extremamente útil para o reparador, chegam de uma forma muito interativa onde são permitidas, via chat, o esclarecimento de dúvidas.

Os mais de 300 reparadores da região da Grande Porto Alegre, que assistiram a esta fase inicial da TV Notícias da Oficina, tiveram acesso aos seguintes treinamentos:

• Inspeção Veicular: Uma visão sobre o impacto desta legislação que muda a rotina das oficinas e oferece excelentes oportunidades de negócios;

• Motor EA 111: Em que os técnicos instrutores apresentaram informações úteis para a manutenção destes propulsores;

• Gerenciamento de Oficina: Uma verdadeira aula de como ajudar o reparador a encarar sua operação como um empresário.

Os treinamentos foram ministrados pelo reconhecido instrutor Pedro Scopino. Ele explicou, no treinamento de gerenciamento de oficina, por exemplo, que uma boa gestão na oficina, é essencial para atender melhor o cliente e garantir rentabilidade ao negócio. “É hora de os reparadores pensarem na oficina como uma empresa de verdade”, conclui.

Na prática é muito fácil participar. Através do site da Revista Notícias da Oficina, os participantes puderam fazer a inscrição no curso desejado na Concessionária, participante do projeto piloto, mais próxima.

No dia e horário do treinamento agendado, os participantes foram recepcionados pelas Concessionárias, assistiram ao curso ao vivo e tiraram suas dúvidas através do chat on line disponibilizado em cada Distribuidor da Rede Volkswagen. O telefone é outro recurso disponível para comunicação em tempo real, com o estúdio. Este sistema confere muito dinamismo no curso de 1h30m.

A experiência no Rio Grande do Sul

Para ilustrar o sucesso desta primeira fase da TV Notícias da Oficina, realizada na capital gaúcha, reproduzimos a seguir a impressão dos responsáveis pelas três primeiras concessionárias que aderiram à TV Notícias da Oficina. Elas abriram suas portas para receberem seus clientes reparadores, que tiveram o privilégio de testemunhar esta verdadeira revolução na forma de disseminar conhecimento de maneira eficiente.

Metrovel

Para Roberta Mendes Antunes, gestora de relacionamento do treinamento, a participação dos reparadores foi bastante significativa. “Houve participação ativa e interação. Não parava de encaminhar perguntas dos participantes via chat para o palestrante. Houve interesse por parte dos mecânicos em buscar conhecimento técnico Volkswagen e eles lotaram as salas que foram disponibilizadas”, conta a gestora.

Panambra

“Acredito que tais eventos mostram o quanto os mecânicos têm a ganhar quando estão próximos ao concessionário. Para nós, da Panambra, foi um excelente momento para reforçar nosso trabalho junto aos reparadores. Existe, por parte da Panambra, ao longo destes 55 anos, uma identificação muito grande com o trabalho dos mecânicos e sabemos que esse profissional valoriza este tipo de even­to”, ressalta Gerry Adriano Machado, gerente de peças da concessionária. Ele ainda ressalta que os assuntos foram bem escolhidos e seus instrutores foram muito assertivos nas colocações. “Acredito que estes eventos serão um grande diferencial para nós, pois reforça o conceito de qualidade do canal concessionário”, finaliza.

Guaibacar

“Na Guaibacar ficamos felizes com a participação dos reparadores e ainda recebemos ligações de mecânicos que querem solicitar futuros novos treinamentos. Tivemos um feedback positivo dos participantes e todos aprovaram os temas das palestras, principalmente inspeção veicular, em que surgiu bastantes perguntas”, conta Fernanda Hofmeister Pizzato, supervisora comercial de peças da concessionária.

O gerente de peças da Guaibacar Lúcio Bugin também ressaltou a importância de palestras técnicas para os profissionais da reparação automotiva. “Nos ajuda na questão da aproximação com o reparador, que é um parceiro da concessionária e é assim que nós os vemos”, afirma o executivo.

TV Notícias da Oficina em outros Estados

O sucesso desta fase inicial foi decisivo para que a direção da área de Pós Vendas da Volkswagen acelerasse o processo de implantação em outras praças.

A transmissão do programa é simultânea para as concessionárias participantes, ao vivo e com transmissão via satélite. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

Na segunda fase, que aconteceu nos meses de Novembro e Dezembro, os reparadores tiveram acesso aos seguintes treinamentos:

• Injeção direta de combustível;

• Sistema Flex;

• Rede Can;