Touareg imbatível

Equipe Volkswagen Motorsport mostra sua força e conquista o Rally Dakar pela terceira vez

Por: Redação

Touareg imbatível

Uma maratona de 13 dias, mais de nove mil quilômetros percorridos e um carro tricampeão. Esse é o resultado da edição 2011 do Rally Dakar, que sagrou a equipe Volkswagen Motorsport, com a Race Touareg 3, com um pódio triplo de uma das competições mais acirradas do mundo.

O rally passou por cidades da Argentina e Chile e acontece desde 2009 na América do Sul. A Volkswagen conquistou o terceiro título seguido da competição e reafirmou a sua soberania.

Com ampla vantagem na maioria das etapas, o time da Volkswagen foi imbatível. Tudo isso graças à experiência e a habilidade dos pilotos e navegadores durante a prova que passou pelas mais belas paisagens do deserto do Atacama e da Cordilheira dos Andres. A dupla Nasser Al-Attiyah, do Catar, e Timo Gottschalk, da Alemanha, foi a grande campeã da prova neste ano, concluindo as 13 etapas em 45h16min16. As duplas vice-campeã e 3ª colocada foram, respectivamente, Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewit (AFS/ALE), com 46h05min57, e os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz (ESP/ESP), com 46h36min54.

O piloto Nasser Al-Attiyah, príncipe do Catar (país de cultura árabe no Oriente Médio) não escondeu a emoção após a vitória. “Só pensava em cruzar a linha de chegada. O Rally Dakar é uma vitória para mim e para meu povo”, disse em entrevista a jornalistas.

A Touareg disputa o Rally Dakar desde 2004, quando a competição ainda era feita na África do Sul. Neste ano, a prova teve a participação de 434 veículos (184 motos, 34 quadriciclos, 147 carros e 69 caminhões). O número de competidores foi 20% maior em comparação a 2010, com pilotos de 51 nacionalidades diferentes.

Visual

A aerodinâmica da Race Touareg foi retrabalhada, priorizando o sistema de refrigeração. A ventilação no teto do carro visa minimizar a resistência ao vento em altas velocidades e melhorar a aerodinâmica, mantendo sempre o design radical é a marca registrada do modelo.

Os contornos garantem ainda maior eficiência da direção do ar pela carroceria de carbono e Kevlar, que pesa apenas 50 quilos. Foram trabalhados também os sistemas de suspensão e transmissão da Race Touareg.

Motor

A Race Touareg é equipada com o motor diesel Volkswagen TDI 2.5, que foi melhorado em detalhes e que afora produz 310 HP (228 Kw). O veículo também foi equipado com dois turbocompressores e um sistema de intercooler. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e uma velocidade final de 188 quilômetros por hora.

Divulgação

O radiador de água morna é maior, o que aumenta a refrigeração, resultando em ganho de potência necessária em trechos mais lentos no deserto de areia fofa.

A altitude comum na competição foi uma das preocupações da montadora, por isso o motor foi preparado para suportar variações repentinas.

Câmbio

O câmbio de cinco velocidades foi trabalhado para melhorar a dirigibilidade em diversos tipos de terreno e a embreagem é de cerâmica de três discos.

Pneus

Os pneus aro 16 foram desenvolvidos pela BF Goodrich especialmente para a Touareg de rally e passou por simulação de mais de 10 mil quilômetros em um percurso que imita o da prova.

Tags |