Volkswagen tem Programa Mobilidade

Por: Redação

Volkswagen Fox

Desde 2002, a Volkswagen do Brasil mantém o Programa Mobilidade. Com isso, ela reforça a preocupação em desenvolver ações de alcance social. O programa, realizado em parceria com a Cavenaghi (empresa especializada em adaptações veículares) proporciona atendimento personalizado, ágil e eficiente aos deficientes físicos, além de oferecer veículos adaptados com garantia de fábrica.

Atualmente os modelos disponíveis dentro do Programa Mobilidade (adaptados de fábrica) são Gol G4, Novo Gol, Voyage, NovoFox, Novo CrossFox, Polo, Polo Sedan, Parati.

Os portadores de deficiência física que conduzem os seus próprios veículos têm direito a isenção total de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Os portadores de deficiência visual, mental ou autistas, que necessitam de um representante direto ou legal para conduzir o carro, contam com a isenção do IPI. Além disso, a Volkswagen concede, por liberalidade, um desconto sobre o valor do veículo com as isenções.

Dentre as principais adaptações feitas nos veículos para os portadores de deficiência, a Volkswagen em parceria com a Cavenaghi, disponibiliza:

• Embreagem automática computadorizada que consiste em um equipamento microcontrolado que completa o sistema de embreagem do carro;

• Acelerador esquerdo que transfere o comando do acelerador para esse lado do pedal do freio sem anular o pedal original do acelerador;

• Freio e acelerador manuais (comando manual universal) que transfere os comandos do acelerador e freio sem anular a função dos pedais por meio de uma alavanca transversal situada abaixo da coluna de direção;

• Pedal removível para acelerador ou para embreagem que possibilita a remoção e a instalação rápida dos pedais de acelerador e embreagem.

 I-motion

 A tecnologia I-Motion, sistema de transmissão automatizado, que equipa vários modelos da marca entre eles o Novo Gol, o Voyage, Novo Fox, o Polo e o Polo sedan – dotados de motor 1.6, é uma novidade no Programa de Mobilidade e também estão disponíveis para adaptação.