Um passo rumo ao futuro ao futuro

Conheça o L1, o carro mais econômico do mundo

Por: Redação

Como serão os carros no futuro? Leves, econômicos e com design futurista que lembrem filmes de ficção científica? Se você pensa em um automóvel assim, conheça o L1, o conceito apresentado pela Volkswagen no Salão do Automóvel.

O L1 é um passo rumo ao futuro, que alia tecnologia e design totalmente novos e revolucionários, porém muito perto de serem produzidos comercialmente. O protótipo foi idealizado pelo antigo presidente da montadora, Ferdinand Piëch, neto de Ferdinand Porsche.

L1 o carro mais econômico do mundo

O protótipo é considerado o carro híbrido mais eficiente em consumo no mundo. O veículo utiliza um motor turbodiesel common rail de dois cilindros de alta tecnologia, com 29 kW, e um motor elétrico de 10 kw. A velocidade máxima dele é 160 Km/h e pasme: ele faz 72,4 quilômetros com um litro de diesel. De olho na sustentabilidade, pode se dizer que o L1 é limpo. Emite somente 39 gramas de C02 por quilômetro. Para se ter uma ideia, atualmente, o Gol Ecomotion é o veículo mais econômico do mercado brasileiro com emissão de 122 gramas de CO2 por quilômetro .

O carro tem câmbio automático de seis marchas de troca sequencial, que aumenta a eficácia da transmissão de força e, assim, reduz o consumo de combustível, além de possuir o sistema Star-Stop de desligamento de motor., caso o veículo esteja parado.

Com coeficiente de penetração aerodinâmico de 0,195 e peso total de 380kg, o L1 pode ser considerado um avanço tecnológico. O carro lembra um foguete e redefine as características clássicas e estéticas do veículo. O conceito mede apenas 3,81 metros de comprimento, 1,14 de altura e 1,20 de largura.

A carroçaria é produzida em fibra de carbono e por isso, o veículo pesa menos que uma moto de passeio.

Por dentro, ele impressiona. Os bancos são alinhados para duas pessoas, como em um avião caça F18. O carro tem apenas uma porta vertical e não possui fechadura, pois a trava dele é automática. As rodas traseiras parecem não existir atrás de aros fechados. Os espelhos retrovisores deram lugar a telas LCD no painel.

Para quem pensa em um carro do futuro, ele pode estar mais próximo do que se imagina.