Um foguete em forma de show-car

Saveiro Rocket é o conceito da Volkswagen com design revolucionário e mecânica esportiva

Por: Redação

Saveiro Rocket

Inspirada nas ruas, a pick-up Rocket, a versão esportiva e ‘tunada’ da Saveiro, foi criada especialmente para 26º Salão Internacional do Automóvel pela equipe de designers, engenheiros e técnicos brasileiros da marca, e foi a sensação do estande da Volkswagen no evento.

O gerente executivo de Design da Volkswagen, Luiz Veiga, explicou o motivo da escolha da Saveiro. “Escolhemos a Saveiro para criar este modelo inédito porque ela é um dos carros mais usados pelos jovens para realizar modificações, o famoso ‘tunning”, explicou. Por enquanto, a nova versão é apenas um carro show, sem previsão de fabricação ou vendas.

Esportividade explícita

O nome explica a potência do carro. Rocket significa foguete em inglês. Equipada com motor 1.4 turbo com injeção direta, 125 cavalos de potência, movido a gasolina, com câmbio de seis marchas, a esportividade da Saveiro Rocket é vista em toda a sua extensão. O carro tem rodas aro 18 de liga leve, com nove raios e pneus 225/40, apêndices aerodinâmicos e suspensão rebaixada. A RockeT alcança 200 km/h de velocidade máxima. Os discos de freios tem 312×25 mm na dianteira e 256×22mm na traseira, equipados com ABS e EBD.

Na pintura o espírito esportivo é claro. A faixa tripla vermelho Tornado é pintada sob o verniz até a tampa traseira. No teto, pintado em preto Ninja, a faixa assume tonalidade cinza escuro, um leve contraste de aparência sutil. A antena tubarão, capta sinais de GSM e GPS, além de garantir o visual ainda mais esportivo. A esportividade fica nítida no habitáculo com bancos em formato de conchas do Golf R Line.

Rádio de DIN Duplo com navegação e camera de auxílio para estacionamento é destaque neste veículo Além disso, conta com um sistema de som de alta qualidade. Os farois com lâmpadas de xenônio têm máscaras negras e contam com lavadores automáticos, acionados em conjunto com limpador de para-brisa. Os limpadores de para-brisa são tipo aerowishers, com lâminas de borracha estrutural, mais simples e eficazes que os modelos tradicionais.

Nas extremidades do para-choques se destacam as luzes de circulação diurna com light strings, e também conta com quatro Leds auxiliadores que se acendem quando o volante é esterçado, uma inovação no Brasil.

Nas laterais, a Saveiro Rocket se diferencia pelo novo design do santantonio integrado à silhueta que remete a um coupé esportivo. A sensação de maior área envidraçada é dada pela coluna B, que recebeu pintura na cor preta de alto brilho.

O retrovisor externo com luzes indicadoras de direção ganhou destaque com a pintura na cor vermelho Tornado. Sob o para-choque, o defletor traseiro, característico de carros esportivos e as entradas laterais de ar pintados na cor preta, ressaltam a esportividade do modelo e agregam a funcionalidade no direcionamento do fluxo de ar.

Um trabalho especialmente criativo ocorreu na tampa da caçamba, que traz dois ressaltos com brakelights integrados alinhados na direção dos bancos, similar aos apêndices aerodinâmicos usados em carros de corrida por volta dos anos 50. A tampa superior do compartimento de carga é rígida e tem abertura por comando elétrico, enquanto a porta da caçamba, envolvida pelas lanternas escurecidas, é aberta de forma convencional. A Rocket é para acelerar o coração dos jovens esportivos.

Tags | |