Sistema KESSY – inovação e facilidade na hora de usar o carro

Tecnologia já pode ser encontrada no Touareg e em breve estará disponível no Tiguan

Por: Redação

Nova Touareg V6

Imagine abrir, fechar e ligar um carro sem usar as chaves. E mais do que isso: não correr mais o risco de perdê-las ou trancá-las dentro do veículo. Essa facilidade já pode ser encontrada em alguns modelos Volkswagen na Europa e no Brasil.

O sistema KESSY (Keyless Entry Start and Exit System, ou em português, (Sistema de Entrada, Partida e Saída Sem Chave) é a tecnologia que oferece ao motorista o mais alto nível de conveniência, uma vez que o transmissor deve ser carregado, mas não necessariamente na mão.

Os clientes do mercado brasileiro já contam com essa tecnologia, como item opcional, no modelo Touareg. Até o final de 2010, a Volkswagen vai oferecer esse recurso, também como opcional, no modelo Tiguan. Na Europa, o novo Golf e o esportivo Scirocco já têm o equipamento.

O cartão transmissor pode ficar no bolso da roupa, na maleta, no paletó e nas bolsas das mulheres também. Se o veículo estiver equipado com o KESSY, ele pode ser aberto por meio do controle de rádio remoto e o motor pode ser iniciado pressionando um botão encontrado à direita do volante, basta estar próximo ao carro, simples assim.

O sistema KESSY foi originalmente desenvolvido para o Phaeton e enfatiza a estratégia da Volkswagen de tornar inovações luxuosas para carros top acessíveis a segmentos de veículos menores.

Detalhes

Assim que o condutor entra em um raio de cerca de 1,50 metro em torno do veículo, o transmissor é identificado pelos sensores de proximidade nos puxadores das portas e pelo rádio sensor de impulso na chave.

Ao tocar as maçanetas das portas ou o logotipo sobre a tampa do porta-malas, o veículo é automaticamente desbloqueado.

O destravamento da trava de direção e da ignição do motor podem ser realizados utilizando eletrônica pura, sem uma chave na fechadura da ignição.

O motor pode ser iniciado pressionando o botão de arranque. Ao sair do veículo, o condutor pode bloqueá-lo simplesmente pressionando o botão de travamento localizado nas maçanetas das portas.

O sistema ainda possibilita dar a partida somente com a chave no interior e o carro e o veículo pode se movimentar sem a obrigatoriedade de colocar a chave na ignição.