No Tiguan, estacionar virou coisa de criança

Park Assist mede espaço disponível em vagas paralelas e assume o volante durante a manobra; nas vagas perpendiculares, câmera traseira também dá uma mãozinha

Por: Redação

Volkswagen Tiguan

O motorista freia o carro perto de uma vaga e pergunta para o filhinho, que está no banco traseiro, se ele quer dar uma mãozinha para estacionar. O pai aciona um botão de comando localizado no console central do veículo. Um sensor posicionado na lateral do parachoques dianteiro verifica se o espaço é suficiente para abrigar o carro. O lugar disponível para estacionar é mostrado no display do quadro de instrumentos por meio de três retângulos, representando os dois carros já estacionados e o espaço entre eles.

 “Se a vaga tiver dimensões adequadas, basta engatar a ré e tirar as mãos do volante. A partir daí, o único trabalho do motorista é controlar a velocidade de manobra pelo pedal do freio, enquanto o Park Assist se encarrega de virar o volante na direção e na medida exatas para acomodar o carro”, explica a montadora.

 Ao motorista, cabe apenas seguir as instruções no centro do painel de instrumentos. O trabalho se resume a acelerar ou frear; engatar primeira marcha ou ré. Por isso, apesar do sistema ser extremamente prático, é necessário prestar atenção durante toda a manobra.

Com o Park Assist, sistema que equipa o utilitário esportivo compacto Tiguan, estacionar em vaga estreita ficou fácil até para uma criança, como mostrado na campanha veiculada pela televisão.

Segurança

Além de transformar o ato de estacionar em tarefa fácil, o Park Assist não descuida da segurança dos ocupantes durante a manobra. Assim, o sistema é automaticamente desligado caso o motorista, em um momento de distração, force o volante durante a manobra de estacionamento. Da mesma forma, deixa de funcionar em caso de aceleração que ultrapasse a velocidade de segurança, que é de 7 km/h.

Câmera traseira

Eficiente para avaliar espaço disponível em vagas parallas e assumir o comando do volante durante a manobra.

Com efeito, a câmera traseira instalada próxima à placa do Tiguan transmite imagens para a tela do rádio,. “Quando o carro engata marcha ré, duas linhas amarelas são projetadas sobre a imagem exibida, mostrando a direção em que ele está recuando. Este recurso ajuda o motorista a estacionar em vagas perpendiculares”, explica a montadora.

A câmera também exerce importante função de segurança. Ao mostrar com nitidez a imagem do que acontece atrás do veículo, é possível identificar se há algum animal ou criança em posição de perigo, evitando assim um atropelamento.

Destaque especial também para o sensor de estacionamento, que por meio de aviso sonoro ajuda o motorista a não dar o popular ‘totozinho’ no veículo posicionado atrás.

Outros recursos

Afora o Park Assist, de grande utilidade no tráfego cada vez mais intensamente comprimido dos grandes centros urbanos, o Tiguan incorpora mudanças interiores relevantes para o dia a dia do motorista e passageiros.

O utilitário esportivo da Volkswagen, por exemplo, tem os mesmos comandos do ar condicionado que equipam o modelo Passat CC. Destaque para o volante multifuncional que agrega excelente pegada e eleva a dirigibilidade.

Também novidade é o rádio com tela sensível ao toque (touch screen, na sigla em inglês). Tal tecnologia, além dos comandos do sistema de som, permite mostrar informações sobre o ar condicionado.

Rede Premium

É natural que o comprador queira segurança no pós-vendas. Com uma rede de concessionárias fortalecida e pulverizada ao longo de mais de meio século de atuação no Brasil, a Volkswagen ampliou para 180 o número de revendas Premium gabaritadas para oferecer o Tiguan equipado com o Park Assist, sistema que completo, incluindo a câmera traseira e sensor de estacionamento, sai por R$ 3.765 – nada mal para a comodidade que oferece.

Mais de 40 modelos

Um dos segmentos mais atraentes e cobiçados, o nicho de veículos SUV (Sport utility vehicle) teve 94 mil unidades emplacadas no mercado brasileiro durante o primeiro semestre de 2010. Mais de 20 marcas ofereceram 42 modelos de esportivos utilitários, dois deles da Volkswagen – o Tiguan e o Touareg.