Amarok, a essência de um legítimo 4×4

O modelo marca a estréia a participação da montadora alemã no segmento

Por: Redação

Volkswagen Amarok

A Amarok traz para você a potência e a funcionalidade de um veículo utilitário com o conforto e a dirigibilidade que só um autêntico Volkswagen pode oferecer.

Equipado com motor TDI de última geração: potente, sofisticado e econômico.

As inovações começam pelo motor TDI biturbo de última geração, um dos mais modernos e eficientes do mundo, com sistema de injeção direta de combustível, peso e tamanho reduzidos, baixos níveis de consumo e emissões combinando baixa cilindrada com alta potência e torque.

A Amarok vem equipada com um motor diesel de alta tecnologia: o TDI, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv, de 2,0 litros dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 40,8 kgfm a apenas 1.750 rpm. O consumo médio reduzido possibilita uma autonomia de quase 1.000 quilômetros, reduzindo a freqüência de abastecimento. O motor cumpre as normas mais severas de emissões e é conjugado, de série, a uma transmissão manual de seis velocidades.

Apresentada primeiramente na versão cabine dupla Highline, a pick-up carrega em seu estilo e conceito o novo DNA de design da Volkswagen, refletido, sobretudo, no destaque das linhas horizontais, na clara definição das superfícies da carroceria e na alta precisão na montagem. O conjunto composto pelos faróis horizontais e a grade do radiador, com aletas e frisos decorativos cromados é uma das características mais marcantes da pick-up.

A maior cabine e a caçamba mais larga da categoria

O habitáculo da Amarok é o maior em seu segmento e, como ocorre em todos os produtos da Volkswagen, prima pelo conforto e ergonomia. Acesso fácil, medidas internas generosas e muito espaço na região da cabeça caracterizam o “posto de trabalho” do condutor. Além disso, o espaço para os joelhos no banco traseiro permite transportar cinco ocupantes com o máximo conforto. Com apenas duas pessoas a bordo, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a área de carga no interior.

A caçamba da Amarok cabine dupla apresenta as maiores dimensões da categoria: 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando numa ampla superfície de carga com 2,52 m2. A distância de 1.222 mm entre as caixas das rodas é a maior do segmento e permite transportar, pela primeira vez numa pick-up média, paletes padrão europeu (1,2 x 0,8 m) na transversal.

Graças à pouca altura entre o assoalho da caçamba e o solo (779 mm) da categoria e à capacidade para levar até 1.018 kg, é fácil transportar equipamentos de lazer ou material de trabalho. Quatro pontos de fixação nos cantos da caçamba permitem fixar a carga com segurança. A Amarok pode, também, tracionar reboques com até 2.400 kg de peso, em rampas com inclinação de até 12%.

Novos padrões de segurança

Quanto à segurança ativa e passiva e ao conforto, a pick-up distingue-se pelo elevado conceito de segurança, que define novos padrões na sua classe. Ao mesmo tempo, é extremamente robusta, apta a enfrentar caminhos difíceis e a transportar cargas volumosas e pesadas.

Ela conta com airbags para o motorista e o passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros. Vários dispositivos garantem uma elevada segurança ativa, como o Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESP), opcional e o inovador ABS com programação específica para off-road.

A Amarok apresenta de série e como item exclusivo na categoria o ABS “off road”, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) e velocidade até 130 km/h, proporcionando uma maior eficiência de frenagem.

Sistemas de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), TCS / ASR (Sistema de Controle de Tração) e EDL/ (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da pick-up.

Juntamente com o opcional ESP, a Amarok dispõe para o motorista os exclusivos sistemas HDC (Controle Automático de Descida) e HSA (Assistente para Partida em Subida).

O HDC mantém uma baixa e constante velocidade de descida da pick-up, sem intervenção do motorista, adequando a rotação do motor e acionando os freios automaticamente de acordo com as solicitações do percurso. Funciona em velocidades até 30km/h.

O HSA mantém o freio acionado após o motorista tirar o pé do pedal de freio por até 3 segundos, tempo suficiente para acelerar e partir em rampas com inclinação maior que 3º, sem que haja um recuo do veículo.

Amarok Highline – estilo com detalhes de luxo

A Amarok Highline, destaca-se pelas rodas de liga leve de 18 polegadas, com pneus 255/60. Apliques cromados no parachoques dianteiro e nos retrovisores externos, bem como vidros escurecidos no compartimento traseiro, juntamente com o parachoques traseiro cromado ressaltam a elegância do veículo.

O interior, especialmente confortável, revela detalhes atraentes. O revestimento da alavanca de mudanças no console central, os aros dos difusores de ar circulares e o raio inferior do volante têm aplicações cromadas. Os bancos são revestidos em couro.

O rádio RCD 510, com visor touchscreen de grandes dimensões e CD-Changer para 6 discos, é compatível com MP3 e SD Card, contando com seis altofalantes. A regulagem da temperatura ideal a bordo fica a cargo do ar condicionado Climatronic, fornecido de série.

A Amarok é uma pick-up para colocar na lama, na areia, na pedra,no asfalto e, eventualmente, na sua garagem.